postado em 31/12/2008 10:00
Em meio a celebração das festas de réveillon, muitas pessoas gostam de comemorar a chegada do novo ano soltando fogos de artifício. No entanto, se esquecem dos perigos que podem causar o uso errado do artefato. Segundo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Maciel Nogueira, os números das ocorrências de queimaduras no fim do ano costumam aumentar.
Em 2007, o Corpo de Bombeiros atendeu 168 casos de queimaduras provocados por vários tipos de acidentes. Neste ano já foram 161 atendimentos. Entre as principais causas estão o mau uso dos fogos de artifício e o descuido com produtos inflamáveis, como o álcool. ;O ideal é não utilizar os materiais explosivos, uma vez que os acidentes podem trazer queimaduras graves;, alerta.
De acordo com Nogueira, o manuseio errado também pode ocasionar lesões irreversíveis nos olhos, dedos e mãos. Para o tenente-coronel, a principal medida de segurança para evitar acidentes com fogos é evitar o consumo de bebidas alcoólicas. ;Álcool e fogo não combinam. A bebida alcoólica compromete os reflexos e a pessoa perde a noção do perigo;, reforça Nogueira.
Outra recomendação dos Bombeiros é na hora de comprar o produto. O ideal é que a pessoa procure as lojas autorizadas pela Divisão de Armas, Munições e Explosivos (Dame) da Polícia Civil. ;Sempre adquira de estabelecimentos credenciados. Caso contrário, não terá garantia nenhuma e ainda correrá mais riscos;, afirma Nogueira, reforçando a importância do cuidado também no momento do transporte. ;Nunca leve nos bolsos;.
Em caso de queimaduras, o tenente-coronel lembra que não se deve passar nada no ferimento. ;Muitas vezes as pessoas querem dar algum medicamento para aliviar a dor e piora o quadro. É melhor aguardar que um médico faça a avaliação;. Sempre que ocorrer um acidente, Nogueira orienta a população a ligar primeiramente para os Bombeiros, pelo número 193.
Dicas de prevenção
- Evitar materiais de fabricação caseira
- Ler atentamente as instruções contidas nas embalagens
- Menores de 18 anos são proibidos de comprar o produto
- Não acender segurando diretamente o artefato.
- Jamais soltar fogos em locais com várias pessoas ou próximo de rede elétrica