postado em 31/12/2008 18:15
"Se divertir é o principal direito e dever do cidadão", segundo o coronel da Polícia Militar Silva Filho. Mas para poder se divertir na festa de réveillon que vai ocorrer na noite desta quarta-feira (31/12) na Esplanada dos Ministérios, o coronel dá as dicas para que a virada do ano seja segura."É importante que a pessoa leve algum documento de identificação e o mínimo de dinheiro possível, pois como será um evento grande, o risco de sofrer furtos é menor", disse. De acordo com Silva, o documento pode ser cópia, contanto que seja autenticado.
A festa conta com policiamento reforçado e cerca de 1,2 mil policiais militares estarão a postos. Simultaneamente, haverá a Operação Álcool Zero, que ocorrerá antes e depois do evento. Segundo o coronel Silva, é vetado o consumo de bebidas alcoólicas no local. "A pessoa que levar garrafa com bebida alcoólica, principalmente se for em garrafa de vidro, deverá guardá-la no carro ou em outro lugar. Caso contrário, não será permitido o acesso dessas pessoas no show", explicou. Independente do tipo de garrafa, o consumo ainda assim é proibido.
Além disso, os policiais estarão equipados com bastão magnético, a fim de garantir maior segurança no local. Segundo o coronel Silva, se for solicitado para que a pessoa seja revistada, ela não precisa se sentir insegura. "Não há constrangimento. Tudo será feito em nome da prevenção do bem estar de quem está festejando o ano novo", disse.
Quem levar crianças para a festa, o cuidado deverá ser redobrado. A fim de facilitar a busca da polícia militar caso o menor se perca, o coronel Silva recomenda que os pais ou responsáveis vistam nele pulseiras ou colares que contenham o nome da criança, telefone e endereço.
Entre outras dicas, é importante ficar longe de tumulto de pessoas e evitar hostilidade com desconhecidos. Se perceber formação de "galeras", comunicar algum policial por perto. Caso encontre alguma criança perdida, leve-a até o Posto de Atendimento ao Cidadão.