postado em 31/12/2008 14:00
O ano chegou ao fim, mas as festas de réveillon estão apenas começando. E como sempre têm algumas pessoas que acabam exagerando no consumo de bebidas alcoólicas, a ressaca acaba sendo inevitável. Para evitar que esse inconveniente estrague o dia seguinte, segue algumas dicas de como o evitar.
Antes de consumir bebida alcoólica, é imprescindível que a pessoa esteja bem alimentada. Segundo a nutricionista Cláudia Corrêa Barreto, é interessante que, para evitar a ressaca, a pessoa beba água entre um copo e outro de bebida alcoólica, principalmente porque o consumo do álcool desidrata o corpo. As conseqüências podem ser dores de cabeça, vômito, boca seca e náusea. "Sucos com folhas verdes podem ajudar bastante a minimizar os efeitos da desidratação provocada pelo álcool. Além disso, o consumo de gengibre também contribui para diminuir o desconforto", disse. Alimentos como limão, maçã, beterraba, folhas verdes e cenoura também ajudam no processo de desintoxicação.
Entre outras dicas, a nutricionista adverte na alimentação. "É essencial não sobrecarregar o fígado com grandes quantidades de gorduras. Carne muito gorda e frituras devem ser evitadas". Segundo Cláudia Corrêa, frutas, legumes e folhas verdes podem ser consumidas a vontade, mas sugere que pessoas com ressaca evitem por alguns dias doces, comidas condimentadas e, principalmente a própria bebida alcoólica.
O estudante Thiago Martins Batista, 24 anos, sempre tenta comer algo antes da bebedeira. ;De barriga vazia não dá;, diz ele, que não deixa de estar certo. Mas o médico João Bosco esclarece: ;Comer antes, para forrar o estômago, não vai proteger o órgão, mas retarda sim um pouco a absorção do álcool e dará a sensação de que não se fica alcoolizado tão rápido. O estômago cheio vai absorver menos álcool do que o vazio. Mas se a pessoa comer muito doce antes, o órgão vai absorver mais a bebida;.
Medicações
;Existem medicações para proteger o fígado. Mas é preciso ter atenção porque alguns remédios não são autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e são encontrados no mercado. Aqueles que se toma um antes e um depois podem ser ingeridos. Mas vale lembrar também que doses elevadas têm efeitos adversos;, acrescentou João Bosco.
Um grupo de amigos que, a alguns dias do réveillon, já começava a comemoração em um bar da cidade estava cheio de dicas. A empresária Bruna Monteschio, 22, está acostumada a acordar no dia seguinte com o corpo e a cabeça doloridos. ;Quando bebo muito procuro, assim que acordo, tomar um refrigerante e remédio (daqueles que se toma antes e depois). Quando estou muito ruim, tomo medicamento para o fígado também;, disse.
Para o colega, o gerente Pedro Henrique de Melo, 19, o principal é proteger o fígado tomando uma vitamina de complexo B antes e muito sal de frutas depois. A professora Kelly Santoro, 23, também é adepta dos comprimidos de antes e depois. ;E quando acordo faço uma compressa gelada com chá de erva doce para tirar as olheiras;, aconselha. O colega e arquiteto Alexandre Faria, 34, é mais radical. ;Bebo muita água quando acordo. Mas se os sintomas não melhorarem eu volto para o bar para rebater;, diz.
Os especialistas, porém, alertam. ;Rebater a ressaca gera uma competição no fígado e nos receptores do cérebro entre o álcool e as substâncias tóxicas que causam a ressaca. É verdade que tem aparente redução dos efeitos. Mas é perigoso porque pode levar a situações mais graves de bebedeira;, disse o gastroenterologista.
Dicas para combater a ressaca
* Tomar água entre um copo e outro de bebida alcoólica;
* Não ingerir bebida alcoólica de estômago vazio;
* Evitar doces, frituras e carnes muito gordurosas.
* No dia seguinte, hidratar-se bastante. Sucos com folhas verdes e gengibre contribuem para minimizar os efeitos da ressaca;
* Limão, maçã, beterraba, folhas verdes e cenoura ajudam no processo de desintoxicação.