postado em 31/12/2008 22:00
O show da banda NX Zero mexeu com o público na Esplanada. O grupo paulistano, que tocou músicas de Bob Marley e Lulu Santos, além de seus próprios sucessos, provocou histeria e desmaios entre os adolescentes.
À meia-noite, 21 minutos de queima de fogos vão marcar a virada do ano em BrasÃlia. Em seguida, a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, no palco desde as 23h45, volta a animar a festa até 1h.
A PM informa que o clima segue tranqüilo na Esplanda, embora pequenos furtos tenham sido registrados na Via S2 e na Rodoviária do Plano Piloto. A maioria dos cerca de 100 atendimentos médicos realizados até o momento foram provocados por embriaguez.
O show da banda Raimundos, iniciado por volta das 21h na Esplanada dos Ministérios, animou o público ainda pequeno se comparado à expectativa de 400 mil pessoas da BrasíliaTur.
Ao final da apresentação, no entanto, um incidente deixou uma pessoa ferida. Um fogo de artifício foi jogado na área VIP, atingindo o rosto de um rapaz. O vocalista da banda, Digão, parou o show para repreender a atitude.
Veja info com esquema de trânsito e programação
Dicas
Coronel da Polícia Militar Silva Filho dá as dicas para que a virada do ano seja segura na Esplanada dos Ministérios. "É importante que a pessoa leve algum documento de identificação e o mínimo de dinheiro possível, pois como será um evento grande, o risco de sofrer furtos é menor", disse. De acordo com Silva, o documento pode ser cópia, contanto que seja autenticado.
Segundo o coronel Silva, é vetado o consumo de bebidas alcoólicas no local. "A pessoa que levar garrafa com bebida alcoólica, principalmente se for em garrafa de vidro, deverá guardá-la no carro ou em outro lugar. Caso contrário, não será permitido o acesso dessas pessoas no show", explicou. Independente do tipo de garrafa, o consumo ainda assim é proibido. Simultaneamente, haverá a Operação Álcool Zero, que ocorrerá antes e depois do evento.
Quem levar crianças para a festa, deve ter cuidado redobrado. A fim de facilitar a busca da Polícia Militar caso o menor se perca, o coronel Silva recomenda que os pais ou responsáveis vistam nele pulseiras ou colares que contenham o nome da criança, telefone e endereço.
Entre outras dicas, é importante ficar longe de tumulto de pessoas e evitar hostilidade com desconhecidos. Se perceber formação de "galeras", comunicar algum policial por perto. Caso encontre alguma criança perdida, leve-a até o Posto de Atendimento ao Cidadão.