postado em 02/01/2009 09:10
A virada na Esplanada dos Ministérios foi um encontro eclético que contou com a presença de nomes como os brasilienses dos Raimundos, a banda teen NX Zero e a dupla Chitãozinho e Xororó, num evento que contava 10 horas de apresentações. "O ano que ficou foi surpreendido pela crise econômica. Então esperamos que 2009 seja positivo", comentou Xororó, minutos antes de pisar no palco ao lado do irmão.
O grande fluxo de pessoas só começou a lotar a Esplanada no início da noite, aumentando cada vez mais no show da banda local Raimundos. Antes, o pequeno aglomerado de pessoas assistiu a apresentações dos candangos Raquel Backer, Thaís Moreira e do grupo Viela 17.
Crias da casa, os Raimundos foram a primeira grande atração a pisar no enorme palco da virada decorado com ilustrações de Athos Bulcão. A banda empolgou a plateia revisitando sucessos como Mulher de fases e o hit I saw you saying. Mas a febre de juventude tomou conta da Esplanada às 22h10, na melhor apresentação da noite, com a entrada em cena dos adolescentes do NX Zero.
Arrefecido pelas apresentações do cantor Edu Casanova (compositor dos sucessos de Ivete Sangalo e Chiclete com Banana) e pela dupla Chitãozinho e Xororó, o termômetro da Esplanada voltou a subir à 1h com som malemolente e contagiante do grupo de pagode Exaltasamba.
Nos clubes
Máquina digital e celular em punho, homens e mulheres, entre empurrões e cotoveladas, disputavam o melhor ângulo em frente ao palco para fotografar a estrela da noite. Ninguém queria perder nada de Emanuelle Araújo, vocalista do Moinho, banda emergente da música popular brasileira, atração do Preto e Branco, o réveillon do Brasília Alvorada Hotel.
Ficou claro que a maioria, entre as 3 mil pessoas presentes, pouco (ou nada) sabia sobre o trabalho do grupo, embora tenha entrado no embalo do ritmo e da sonoridade propostos pela cantora e seus companheiros.
Já no Pontão do Lago Sul, os jovens entre 15 e 25 anos eram maioria entre as 4 mil pessoas presentes ao réveillon Nossa Praia. Pelo visto, quem os levou a optar por aquela festa foram Jorge e Mateus, que formam uma das duplas sertanejas de maior sucesso atualmente. Com levada e performance próxima à de cantores da axé music, os goianos de Itumbiara levaram a galera a cair na farra.