postado em 04/01/2009 11:34
Chega ao fim a viagem frustrada dos quase 400 brasilienses vítimas de calote da Impacto Agência de Turismo. Seis dos sete ônibus vindos de Arraial D'Ajuda já desembarcaram no estacionamento ao lado do Parque Ana Lídia, no Parque da Cidade. O outro está a caminho.
Os ônibus começaram a chegar por volta das 9h30 deste domingo (4/01). Como eles não vieram em comboio, chegaram de forma fragmentada. Os turistas, na grande maioria jovens, estão revoltados e cheios de histórias sobre apuros passados durante a excursão. ""Ficamos sem nenhuma assistência, sem nenhum tipo de apoio. Foi uma viagem terrível, sendo que a gente queria descansar", reclamou Larissa dos Santos, 26 anos.
Calote no réveillon
Em 26 de dezembro, cerca de 400 turistas brasilienses embarcaram para Arraial D;Ajuda (BA) para passar o réveillon. Para realizar a viagem, que se estenderia até 3 de janeiro, todos pagaram R$ 1,6 mil por um pacote de serviços da Impacto Turismo, instalada há pelo menos um ano na AOS 8, em um edifício próximo ao Terraço Shopping.
O pacote incluía passagens, traslado, diárias e ingressos dos shows que antecederam a virada do ano. Os problemas, porém, começaram na chegada. Algumas pessoas tiveram de pagar pela balsa e o táxi para chegar ao hotel, outras foram impedidas de entrar no alojamento pela falta de pagamento e houve ainda aquelas que perderam os shows, pois a agência não comprou os ingressos. Até ontem, 200 ocorrências foram registradas na Delegacia do Turista de Arraial D;ajuda e 31 na 3ª DP, em Brasília.
De acordo com a polícia, a Impacto Turismo vendeu pacotes para 430 pessoas, sendo que para 230, deveria entregar também abadás. A vestimenta era o passaporte para todos os shows da virada, mas ninguém recebeu o abadá. Os aborrecimentos não se limitaram a isso. Parte do grupo teria sido ameaçado de despejo por donos das pousadas que acusavam a agência de turismo de não ter pago o valor integral das reservas. E alguns turistas tiveram de pagar de novo pela passagem aérea para voltar para casa.