postado em 05/01/2009 15:40
Diminuiu a quantidade de doações de sangue em alguns hemocentros do país desde o início de dezembro. As viagens de fim de ano ocasionaram uma queda no estoque estratégico de sangue. Em Brasília, a redução foi 4%, quando comparado aos outros meses, de acordo com a chefe de capacitação da Fundação Hemocentro de Brasília, Verônica Cavalcante. Segundo ela, essa é uma queda considerável. ;Parece uma porcentagem pequena, mas não é. É um número que reflete bastante no nosso estoque estratégico;, argumenta.
A falta de sangue para atender neste mês é preocupante, pois, segundo Verônica, é exatamente em janeiro que começam as cirurgias eletivas de grande porte e de transplantes já agendados nos hospitais. ;Agora em janeiro o estoque do hemocentro deve estar abastecido. Então a gente pede à população para que venha ao hemocentro doar;, alerta Verônica.
Já os estoques do estado de São Paulo não sofreram significativamente a diminuição nas doações. Em entrevista, hoje (5), à Rádio Nacional a médica da Fundação Pró-Sangue/SP, Bruna Fontes, disse que a situação dos hemocentros paulistas se mantém estável no momento. Porém, o alerta quanto a possível falta de sangue em hospitais é constante. ;No momento está estável, mas nunca podemos falar isso com tanta alegria, porque volta e meia temos problema com estoque;, relata.
Diariamente, o estoque estratégico dos hemocentros é verificado. Mantido em ordem, permite que os hospitais respondam à demanda de pacientes e cirurgias que necessitam de sangue. No entanto, cirurgias de emergências podem ser impedidas, caso a quantidade de sangue no hemocentro não esteja estável. ;A gente não sabe se vai precisar de sangue amanhã. Temos que ter um estoque que permita essa garantia;, explica Bruna Fontes.
Para suprir a falta de sangue, o Hemocentro disponibiliza transporte para buscar os doadores no local onde estiverem e levá-los aos centros de doações. ;Estamos pedindo à entidade que tenham comunidades organizadas, grupos de jovens, de orações que se organizem e entrem em contato conosco. O hemocentro busca essas pessoas para que doem sangue;, informa Verônica.