postado em 05/01/2009 15:54
Pelo menos sete clientes da agência Impacto Turismo estão na 3ª Delegacia de Polícia (Cruzeiro) para registrar queixa contra a empresa, na delegacia já são mais de 40 ocorrências contra a empresa.
Ainda na 3ª DP o sócio da Impacto, Rafael Oliveira de Carvalho, 23, presta depoimento deste às 15h. Rafael disse a polícia que estima em R$ 500 mil o valor dos contratos fechados com os clientes para a viagem de Ano Novo em Arraial D'Ájuda (BA). Rafael disse ainda que apesar de seu nome constar como proprietário da empresa ele disse que o verdadeiro dono e responsável pelos contratos é Marcos Tiago Pereira, 37.
Rafael disse que trabalhava como funcionário da empresa e que apenas emprestou o nome para o amigo para abrir a empresa. Segundo Rafael, Marcos Tiago é que cuidava do departamento financeiro e fazia os contatos com as companhias aéreas e com as pousadas e empresas de shows.
Devolução de dinheiro
Alguns clientes da agência procuraram a Impacto Turismo nesta segunda-feira (05/01) para tentar receber de volta o dinheiro pago pelos abadás dos shows de ano novo em Arraial D'Ajuda (BA). Essas pessoas foram recebidas pelo outro sócio da empresa, Marcos Tiago, que garantiu que devolverá o dinheiro pago antecipamente pelos ingressos, mas advertiu que não será possivel ressarcir os clientes pelo dinheiro pago na cidade baiana pelos abadás. Marcos Tiago pediu que os clientes o procurassem na quarta-feira para negociar a devolução do valor.
Muitas dessas pessoas resolveram dar uma segunda chance a empresa e deve aguardar até quarta-feira para decidirem se vão ou não entrar na Justiça contra a Impacto Turismo.
O roteiro do calote
26 de dezembro (sexta-feira)
Cerca de 400 turistas brasilienses chegam ao estacionamento ao lado do parque Ana Lídia, no Parque da Cidade, para embarcar rumo a Arraial D;Ajuda (BA). A saída estava prevista para as 14h, mas o comboio de oito ônibus só parte às 18h30. Muitos dos clientes que pagaram até R$ 2,2 mil pelo pacote da Impacto Turismo só souberam do local e do horário de saída na véspera da viagem.
Dia 27 (sábado)
Um dos ônibus, com cerca de 50 turistas, quebra próximo a Montes Claros (MG) ; a 694km de Brasília ;, por volta das 4h. Sem guia a bordo, os passageiros, a maioria mulheres, ficam cinco horas parados à beira da estrada escura enquanto o restante do comboio segue viagem. Muitas pessoas reclamam de fome e da falta de banheiro.
Dia 27 (tarde de sábado)
A notícia de que os ingressos para os shows do réveillon ; inclusos no pacote ; não tinham sido comprados se espalha entre os turistas. Revoltados, alguns ameaçam agredir Rafael Oliveira de Carvalho, 23 anos, um dos sócios da empresa. Ao chegarem nas pousadas, muitos descobrem que não há vagas pela falta de pagamento. Rafael tem bens pessoais confiscados pelos passageiros.
Dia 28 (domingo)
Centenas de jovens são obrigados a pular de pousada em pousada pela falta de pagamento por parte da Impacto Turismo. Alguns chegam a ficar em Porto Seguro, a 5km de Arraial D;Ajuda. A Delegacia do Turista da cidade baiana e a 3ª DP (Cruzeiro), em Brasília, começam a receber vítimas e familiares dos passageiros para registro de ocorrências contra a agência de turismo. São cerca de 250.
Dias 29, 30, 31 e 1º
(de segunda a quinta-feira)
A troca de pousadas continua entre os enganados pela empresa de Marcos Tiago Pereira, 37 anos. Os que têm condições financeiras compram novamente os ingressos para os shows (no valor de R$ 800). Dezenas ficam sem assistir às apresentações de bandas de axé pelas quais haviam pago. Para minimizar prejuízos, muitos economizam na comida e no transporte.
Dia 2 de janeiro (sexta-feira)
Indignada com um calote de R$ 5 mil, a dona de uma pousada em Arraial D;Ajuda onde estavam 150 pessoas entrega um comunicado aos hóspedes cobrando R$ 75 de cada. Um grupo de oito mulheres, que se recusa a pagar, tem a chave do quarto confiscada e a energia elétrica cortada. Obrigadas a deixar o local, elas passam a noite no chão da copa de um chalé. Motoristas das empresas de transporte contratadas pela Impacto também enfrentam problemas com a hospedagem.
Dia 1º (sábado)
Por volta das 11h começam os embarques para voltar a Brasília. Muitos turistas se negam a cobrir o valor do calote nas pousadas, o que causa transtornos em algumas das 12 hospedarias contratadas pela Impacto. A viagem de 1.669km até a capital ocorre sem maiores problemas.
Dia 2 (ontem)
Por volta das 9h30, os ônibus começam a chegar no estacionamento do Parque da Cidade. Pais de vítimas prometem acionar a Justiça para reaver os prejuízos. Revoltados, os passageiros reclamam da conduta da Impacto Turismo e contam que tentaram esquecer o problema para aproveitar a viagem. Todos lamentam o calote de aproximadamente R$ 200 mil, segundo levantamento da Delegacia do Turista de Arraial D;Ajuda.