Cidades

Guia: dicas para quem quer entrar em forma com saúde

Frustrado por não ter conseguido um corpo sarado nesta temporada? Nada de desânimo, coloque roupas e tênis adequados e comece a suar a camisa para arrasar nas areias e piscinas no fim de ano

postado em 11/01/2009 07:00
Acompanhe o guia para entrar em forma até 2010Quando o ano inicia, uma das principais metas estabelecidas é cuidar mais da saúde ou ficar de bem com o corpo. No entanto, passa o período de festas, a promessa se esvazia e o assunto só volta à tona lá para o fim do segundo semestre. Daí, fica difícil recuperar o tempo perdido em dois ou três meses. Agora é a hora certa de abandonar o sedentarismo e iniciar a prática de exercícios físicos.

Em geral, a atividade física oferece um ganho global para a saúde. Mas a maioria das pessoas tem um foco específico na hora de começar: emagrecer, melhorar o condicionamento ou conquistar um corpo mais bonito, mais sarado. Pensando nesses objetivos, a Revista buscou educadores físicos e fisiologistas do exercício para traçar estratégias .Os roteiros são exemplos para mostrar que até mesmo quem nunca praticou nenhum esporte é capaz de conquistar metas interessantes, como participar de uma corrida como a São Silvestre ou diminuir até quatro pontos na numeração da calça jeans.

Eles são unânimes ao dizer: os benefícios vêm em conjunto mas, para percebê-los, é preciso ser persistente e resistir à preguiça. Os três primeiros meses são essenciais. Ao fim deles, a fisiologia do corpo já está adaptada à nova rotina ; além de já ser possível perceber resultados da malhação. A partir daí, os hormônios e enzimas cerebrais fazem sua parte, despertando o prazer que vem do exercício.





Antes de começar, é preciso ter certeza de que se está apto para a prática. Avaliações médicas são indispensáveis para afastar o risco. Os mais comuns são os exames cardiológicos, de capacidade respiratória, endocrinológicos e, se for necessário, ortopédicos. Outro fator primordial para o bom resultado é a nutrição.

Hoje, é consenso de que uma dieta equilibrada responde por mais da metade do sucesso de qualquer treino, independentemente da finalidade. Busque o auxílio de um nutricionista já no começo do programa. Vencidas essas fases, equipe-se com roupas e tênis adequados, um medidor de frequência cardíaca e dê a largada para o verão de 2010.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação