postado em 17/01/2009 16:44
A abstenção entre os indígenas que prestam vestibular neste sábado (17/01) concorrendo a 20 vagas para cursos na Universidade de Brasília ficou em 37,9% - 179 candidatos de 463 inscritos ; segundo divulgou o Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe) da Universidade de Brasília, responsável pela organização do processo seletivo e também do vestibular tradicional da instituição.
Os candidatos que disputam vagas destinadas a índios fazem prova apenas hoje, enquanto que candidatos ao vestibular geral enfrentam dois dias de avaliação ; este sábado e domingo. Amanhã, simultaneamente ao segundo dia do vestibular tradicional, serão aplicadas as avaliações para candidatos a cursos a distância, ofercidos pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Etnias
Esta tarde, indígenas de 60 etnias participam de uma seleção especial, uma parceria entre a Fundação Nacional do Índio (Funai )e a universidade. Ao todo, 20 vagas nos cursos de agronomia, engenharia florestal, enfermagem, medicina e nutrição estão sendo disputadas.
O vestibular para indígenas criado em convênio com a Funai acontece desde 2006. As provas são aplicadas em diversas cidades em todo o país, para garantir que mais candidatos participem do processo. Em Brasília, 120 estudantes fazem a avaliação na Faculdade de Educação da UnB.
Até as 18h, os candidatos têm de responder a 100 itens de língua portuguesa e matemática e fazer uma redação. Os aprovados serão conhecidos no dia 20 de fevereiro. Os 10 primeiros colocados vão assumir as vagas no primeiro semestre deste ano. Os outros 10, no segundo. Informações: www.cespe.unb.br/vestibular.