postado em 19/01/2009 08:02
Depois de uma semana quente, ensolarada e com poucas pancadas de chuva, Brasília enfrentou um forte temporal na tarde de domingo. Apesar de o pequeno movimento de carros, era possível avistar veículos enguiçados em vários pontos da cidade. Também foram registrados apagões de luz em diversos pontos do Distrito Federal. Nas duas horas de chuva, o índice pluviométrico chegou a 6,6mm. O bastante para causar transtornos em diversos pontos da capital.
Debaixo da ponte do Bragueto, na Asa Norte, um alagamento na pista que leva ao eixo W deixou vários motoristas à deriva, com os carros parados sobre o gramado. As tesourinhas do Plano Piloto acumularam imensas poças d;água. Na da 215/216 Norte, um grande lago com mais de um metro de profundidade impedia a passagem dos carros. Os que se arriscaram, tiveram de ser resgatados. O Corpo de Bombeiros foi chamado para ajudar os motoristas.
O psicólogo João Marcelo Souza, primeiro a ter o carro enguiçado na poça da tesourinha, ficou em pé na pista, em plena chuva, avisando aos demais motoristas que a passagem não era possível. Mas nem todos davam ouvidos. A autônoma Vírginia Macedo, que dirigia um Escort preto, ignorou os avisos do rapaz e ficou parada debaixo do primeiro viaduto, com água até a altura da janela. O Corpo de Bombeiros teve de rebocar o carro. ;Essas bocas-de-lobo estão sempre entupidas. Todo ano é a mesma coisa. A gente não tem como prever quão funda está a poça. Eu me arrisquei e entrei em desespero quando vi meu carro cheio de água;, contou. Durante o reboque, os bombeiros fecharam a pista apenas no sentido oeste-leste. O resultado foi de vários carros tiendo que dar ré e pegar a contramão para fugir do alagamento.
Segundo o capitão Tempesta, do Corpo de Bombeiros Militar do DF, os motoristas não devem se arriscar nessas situações. ;Quando a pessoa perceber que a chuva está muito forte, o ideal é parar o carro em um local alto e seguro. As tesourinhas devem ser evitadas e, sempre que se verificar uma poça d;água que cubra o meio-fio, é melhor não tentar atravessá-la;, alertou.
E não foi só quem saiu às ruas que enfrentou as consequências do temporal. A Companhia Elétrica de Brasília (CEB) registrou quedas de energia no Lago Sul, Lago Norte, Asa Sul, Sudoeste, Planaltina, Ceilândia, Santa Maria e Recanto das Emas. Ainda assim, o índice de chuva de ontem foi considerado dentro da média pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). ;Chuvas como essa são muito normais em janeiro. Depois de uma semana com predominância de sol, a manhã quente e úmida provocou a formação de nuvens de grande porte, que resultaram nessas pancadas de chuvas mais fortes e trovoadas;, explicou o meteorologista Hamilton Carvalho, do Inmet.
E a chuva não dará trégua até o meio da semana. A previsão é que de hoje até quarta-feira o tempo continue nublado a encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura mínima de hoje será de 18ºC, e a máxima de 29ºC. A umidade do ar varia entre 90% e 45%.