postado em 19/01/2009 17:25
Motoristas que passavam próximo ao Estacionamento 9, do Parque da Cidade, depararam-se com uma grande blitz na manhã desta segunda-feira (19/01). Segundo o tenente Nilton, do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) do Distrito Federal, a operação conjunta com o Departamento de Trânsito (Detran) apreendeu mais de 70 carros que estavam em situação irregular. Todos foram levados para o depósito do Detran.
O intuito da realização da megablitz é intensificar a fiscalização e facilitar a visibilidade do BPTran juntamente com o Detran. Para isso, a operação utiliza o radar com sistema Optical Character Recognition (OCR) que faz a leitura ótica de placas e fornece informações de pendências financeiras do veículo, irregularidades na documentação ou até mesmo se o automóvel foi clonado ou roubado.
O radar inteligente fica dentro de uma viatura, a cerca de 200 metros do ponto de bloqueio. De acordo com o tenente Nilton, a descoberta da irregularidade é instantânea. ;Essa operação demonstra alta eficácia, pois autuamos na hora os veículos irregulares;, explicou.
As blitzes ocorrem nas segundas, quintas e domingos em pontos estratégicos do DF. De acordo com informações do Detran, de quinta-feira (15/01) até esta segunda (19/01), 347 veículos foram apreendidos com irregularidades. Estima-se que, desde o início do ano, cerca de mil carros foram apreendidos com estas operações.