postado em 19/01/2009 19:45
A chuva de domingo (18/01) criou pontos de alagamentos em diversas áreas do Distrito Federal, incluindo quadras do Plano Piloto em que não era comum a ocorrência de alagamentos. Hoje, chuvas um pouco mais fortes já trazem transtornos para os moradores destas regiões. É o caso de trechos da W3 Norte e Sul. De acordo com o diretor de Urbanização da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Celso Roberto Machado Pinto, os pontos críticos do Plano Piloto estão na faixa das quadras da W3 Norte 01/02 e 10/11 e na linha da quadra 13 da W3 Sul.
Celso Roberto explica que existem dois motivos mais frequentes para os correntes alagamentos em épocas de chuva no Plano Piloto. O primeiro, segundo o diretor de Urbanização, é a rede de drenagem que já não comporta a quantidade de água da chuva. ;Devido o crescimento urbano, o solo está mais impermeável, o que dificulta a infiltração da água;. O segundo motivo é o lixo jogado nas ruas da cidade que acabam entupindo as bocas de lobo, dificultando o escoamento da água. ;A população precisa se conscientizar e colocar o lixo em local correto. Não confundir boca de lobo com boca de lixo;, protesta o diretor.
A professora de geografia da UnB, Ercília Torres, afirma que a urbanização é a causa maior desses alagamentos. A professora explica que ;a faixa das 900 Norte, onde começa a região de declívio da Asa Norte, não era urbanizada há alguns anos. Com o crescimento urbano, a cosntrução de moradias e a cobertura asfáltica da área, a drenagem da água ficou mais difícil, o que faz com que a água da chuva não inflitre no solo e escoe para as regiões mais baixas;. As áreas mais atingidas por esse escoamento, segundo Ercília Torres, são as tesourinha, o fim da Asa Norte e L2 Norte.
Ercília diz que o lixo, atualmente, não é o maior problema, mas o tamanho das bocas de lobo. ;Para melhorar este problema é preciso reformular as bocas de lobo, aumentar o tamanho da área de drenagem para que a água possa escoar melhor;.
Ela afirma ainda que, antes de tudo, é preciso se planejar uma área de urbanização, de forma a conseguir um local para a água inflitrar no solo, o que evitaria problemas de alagamentos como os que ocorreram no último domingo (09/01) na linha das quadras 215/216, onde a chuva formou uma poça com mais de um metro de profundidade, o que impediu a passagem dos carros. Foi necessária a ajuda do Corpo de Bombeiros para ajudar os motoristas a sairem do local.
Programas Águas do DF:
A medida adotada para minimizar esse problema, segundo o Celso Roberto, deve estar no Programa Águas do DF do Governo do Distrito Federal. De acordo com o diretor de Urbanização da Novacap, o programa, com financiamento na ordem de 100 milhões de dólares, prevê a ampliação da rede de drenagem, com o consequente aumento de captação das águas da chuva, nestes pontos críticos do Plano Piloto. Segundo Celso, o projeto já foi concluído e a licitação para a obra tem previsão de se iniciar entre o final de março e início de abril. ;Espera-se que essa ampliação acabe com estes problemas de alagamentos nestas áreas;, disse Celso.