postado em 19/01/2009 20:24
Policiais militares apreenderam nesta segunda-feira (19/01), por volta das 17h, 86 sacos grandes de carvão impróprio para consumo humano na chácara 27 do Núcleo Rural Granja do Torto, próximo ao viveiro Arueiro. Duas pessoas foram detidas. Além do carvão, a polícia encontrou na residência do proprietário da carga dois fornos para produção do material. De acordo com a polícia, o carvão foi produzido com restos de madeira que possuiam resinas, tintas e outras substâncias tóxicas. Este tipo de carvão, se utilizado para produção de alimentos, pode provocar danos à saúde. O material seria vendido no Grande Colorado e em Sobradinho II.
João Evangelista Santos, 65 anos, proprietário da carga, foi preso em flagrante quando carregava o caminhão. O motorista do veículo, Davi Rubens de Oliveira, 25 anos, também foi detido, mas afirmou que não sabia da procedência da carga. De acordo com a polícia ele será ouvido e liberado.
Para crimes como este a lei de crimes ambientais prevê uma pena de 6 meses a 1 ano de reclusão ou prestação de seviços comunitários, além de multa. João Evangelista foi encaminhado para a 9ª Delegacia de Polícia (Lago Norte).