postado em 02/02/2009 16:43
O secretário de Educação, José Luiz Valente, anunciou uma mudança no processo de matricula na rede pública do Distrito Federal. A partir de 2010 apenas a ligação para o Telematrícula - no telefone 156 - e a confirmação da Secretaria garantirá a vaga. Este ano além de ligar para o 156 era preciso ir a escola para confirmar a vaga. A decisão foi tomada depois de muitas reclamações na demora e de linhas ocupadas. Mas apesar dos congestionamentos para Valente a segunda chamada pelo Telematrícula foi um sucesso. "Ficar esperando no telefone é muito ruim, mas é ainda melhor do que dormir na porta da escola para conseguir vaga para o filho, isso não poderia acontecer na capital do país", explicou.
Na segunda chamada do Telematrícula, que ocorreu neste fim de semana, foram atendidas 21.433 pessoas, dessas 18.735 conseguiram uma vaga. Dessas, 2.710 foram para a educação infantil. Mas a educação infantil ainda é a maior carência da Secretaria, com quase seis mil crianças de 4 e 5 anos sem vaga. De acordo com o secretário de Educação o problema dessas crianças ainda será resolvido no decorrer do ano.
Quem conseguiu uma vaga na segunda chamada tem até quarta-feira (04/02) para confirmar a matrícula na escola. Para isso é preciso levar certidão de nascimento, foto 3x4, comprovante de residência e histórico escolar, para as crianças da educação infantil no lugar do histórico escolar é preciso levar o cartão de vacina.