postado em 03/02/2009 08:33
Inconformado com o fim do namoro de oito meses, João (nome fictício), 17 anos, assassinou a ex-namorada, a estudante Lorraine Ribeiro da Silva, 18, na tarde de ontem, no Recanto das Emas. Ele chegou à casa da jovem na Quadra 602, Conjunto 5, por volta das 14h30. Arrombou a porta e a matou com 30 facadas, segundo a polícia. Lorraine ainda teve o corpo arrastado até a varanda pelo garoto. Ele tentou fugir, mas foi pego cerca de 20 minutos depois por policiais militares, que o levaram para a Delegacia da Criança e do Adolescente II (DCA II), em Ceilândia. O crime chocou toda a vizinhança.
O tormento de Lorraine começou há pouco mais de uma semana, após ela resolver pôr fim ao relacionamento. ;Ele era ciumento e ela era muito bonita. Mas ela gostava dele e não queria que fizessem nada de mal ao rapaz;, lembra uma amiga da adolescente, que não quis se identificar e estava inconsolável com a tragédia.
Segundo ela, há cerca de dez dias Lorraine terminou o namoro com o garoto, que mora na Quadra 802 do Recanto das Emas. ;Foi a primeira vez que ele a agrediu. Ela passava pela rua quando ele partiu pra cima. Uma amiga ajudou e ele não fez nada, mas dizia que iria matá-la;, detalha. Desde então, relata a amiga, o pai de Lorraine ; que é motorista da Administração Regional do Recanto das Emas ; proibiu a jovem de frequentar a Quadra 802, para não correr riscos. Mas não adiantou. Na última quarta-feira, João foi atrás de Lorraine em uma igreja evangélica próxima à casa dela. Teria batido na jovem com um pedaço de madeira lá dentro, durante um culto.
Os religiosos que estavam na igreja ajudaram a conter João. Uma amiga acompanhou a jovem até em casa para garantir que nada iria ocorrer. João foi apreendido e levado à DCA II, mas foi liberado. Ontem, o acusado voltou a procurar a ex-namorada. Com uma faca tipo peixeira, de 30 centímetros de lâmina, a matou. O irmão de Lorraine, de 13 anos, correu assustado para pedir ajuda. A irmã de 16 também tentou pedir socorro, mas passou mal e teve de ser levada ao hospital.
Na calçada da casa de Lorraine ficou um rastro de sangue deixado pelo pé do garoto. Segundo a PM, João correu para casa, tomou banho, escondeu a roupa suja embaixo do sofá, lavou a faca e a guardou junto dos outros talheres na cozinha da mãe. Depois, segundo testemunhas, tentou fugir, mas foi reconhecido pelo pai de Lorraine, que estava na viatura da Polícia Militar.
Medo
Lorraine há um mês terminara o estágio que fizera na Polícia Federal. ;Ela era linda e tinha uma bela voz. Cantava na igreja;, conta um vizinho. A jovem estava de férias da escola e retornaria às aulas na próxima semana. Segundo o vizinho, passou todo o fim de semana em casa se escondendo do jovem que vivia gritando o nome dela na porta de casa.
João teria contado ao sargento Danúbio Alves ; responsável pela apreensão do jovem ; tudo o que fez com Lorraine e teria dito que faria de novo, caso precisasse. ;Ele riu do fato. Não demonstrou se sentir culpado e não reagiu à ação da polícia. Ele nos levou à casa dele e nos mostrou onde estava a faca que usou para esfaqueá-la;, conta o policial. Na manhã de hoje, João deve ser apresentado à Vara da Infância e Juventude. Depois, provavelmente será encaminhado ao Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje).
Memória
Parceiros covardes
2008
15 de dezembro
A gerente Ana Paula Mendes, 33, é morta a facadas pelo ex-marido em restaurante da 404 Norte. O homem chegou e a atingiu pelas costas.
9 de novembro
O lavador de carros Valmir Vanieli Silva, 26, é acusado de matar a doméstica Claudilene Campos, 31. O crime ocorreu na casa que os dois dividiam, em Taguatinga.
2 de novembro
Deoraci Oliveira, 28, foi morta junto com o ex-marido, Paulo de Souza, 24, com quem queria reatar o relacionamento. O companheiro dela, João Benedito, encontrou os dois na casa de Paulo e os esfaqueou.
26 de junho
O cabo do Corpo de Bombeiros Glauber Melo, 41, matou a ex-namorada Josiene Pimentel, 35, com um tiro na cabeça. Josiene já tinha dito que não queria mais namorar Glauber.