postado em 03/02/2009 14:56
O antigo Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), hoje chamado de Hospital Regional da Asa Sul (Hras), passa por reforma desde a última segunda-feira (26/01). Todo o telhado e também a marquise da entrada serão revitalizados. O teto da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal será totalmente substituído. A obra vai custar R$ 1,3 milhão e pode durar até quatro meses. No entanto, a intenção da Secretaria de Saúde é que a reforma seja acelerada.
O hospital garante que o atendimento não foi prejudicado pela obra, nem a capacidade diminuída. Por dia, o Hras realiza mais de cinco mil atendimentos ; entre eles, cerca de 25 são partos de emergência. Como acontecia antes da reforma, quando chegam pacientes além da capacidade do hospital, eles são transferidos a outros da rede.
Enquanto a UTI Neonatal estiver em obras, os recém-nascidos que precisam de cuidados especiais serão transferidos para outro ala do hospital equipada com a infraestrutura.
Mais reforma
Nesta segunda-feira (02/02), o sub-secretário de Saúde e Gestão, Fernando Antunes, anunciou a construção de unidades materno-infantis nos hospitais regionais do Gama (HRG) e de Taguatinga (HRT). Além disso, o primeiro passará, ainda, por uma revitalização geral.
A secretaria destaca que todos os hospitais recebem uma verba específica para obras pequenas, como reparos e alterações e destacou que as obras destacadas são de maior porte. Ainda segundo a Saúde, ainda não foi definido quanto dinheiro será gasto nestas reformas. A intenção da Secretaria de Saúde é que tudo esteja pronto até o final deste ano.