postado em 04/02/2009 14:49
Os passageiros da linha 272.3, que capotou próximo ao balão do Aeroporto, nesta quarta-feira (4/2), acreditam que o acidente tenha ocorrido por excesso de velocidade. Ao deixarem o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), para onde 25 pessoas foram encaminhadas, eles relataram o momento da tragédia, que tirou a vida de uma mulher e deixou outras 52 pessoas feridas.
O auxiliar de serviços gerais, Gilson Cordeiro, 32 anos, conta que o veículo estava a mais de 70 km/h. ;Não dava para fazer a curva naquela velocidade;, argumenta. Quando o ônibus capotou, em meio ao barulho dos vidros se quebrando e pessoas gritando, ele pensou na filha de um ano e cinco meses e disse a si mesmo: ;Tenho que sobreviver para dar um abraço nela;. Gilson levou uma forte pancada no tórax, região do corpo que ainda doía no momento da alta hospitalar. Durante o tumulto, ele foi pisoteado, mas mesmo machucado, ajudou a retirar oito pessoas do interior do veículo, entre elas uma adolescente.
Ele conta que tentou retirar o vidro de emergência, mas ele não saiu. ;Ainda bem que os Bombeiros chegaram imediatamente e puxaram as pessoas por cima;. Indignado, ele conta que os usuários haviam levado um susto na saída de Santa Maria, quando o motorista fechou um Siena prata.
A auxiliar de lavanderia Marina Nery, 31 anos, também estava no ônibus. Ela afirma que o veículo vinha em alta velocidade, fez a curva e ficou sobre duas rodas. Marina estava em pé na parte da frente do ônibus e bateu com a cabeça durante a capotagem.
O encarregado de almoxarifado, José Mauricio Carvalho Lima, se emociona ao lembrar do acidente. Ele fraturou o braço e teve lesões nas costas. Lima é conhecido do motorista, Gilson Mariano de Oliveira, e conta que, minutos antes do acidente, ele reduziu para 70 km/h ao passar pela fiscalização eletrônica e voltou a acelerar logo depois. Em seguida, Gilson perdeu o controle. José Mauricio confirmou que o motorista do ônibus costuma correr. No entanto, não soube dizer se ele estava em alta velocidade no momento do acidente.