Cidades

Procon comprova cobrança irregular de passagens pela Fácil

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postado em 06/02/2009 20:10
O Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) realizou, entre 15h e 17h, uma fiscalização na Fácil. A firma foi acusada de não cumprir a Lei Federal nº 7.418, que obriga a empresa a garantir, a todos os usuários que carregaram seus cartões antes do reajuste, o preço da passagem anterior por 30 dias. A irregularidade, denunciada pela reportagem do correiobraziliense.com.br (veja matéria ao lado), foi comprovada pelos fiscais. A Fácil foi notificada e deve dar um retorno ao Procon em 10 dias. A diretoria da Fácil garantiu ao órgão de defesa do consumidor que vai se reunir com a Secretaria de Transportes para discutir a melhor forma de reparar o erro. Segundo a assessoria do Procon, o gestor da Fácil, Ricardo Gerlier, explicou que a cobrança indevida ocorreu porque o aumento das passagens veio junto com a integração dos ônibus com o metrô e que a firma não tinha meios de aderir aos dois. Gerlier afirmou aos ficais que vai sugerir à secretaria estorno dos valores cobrados em excesso. Isso deve ocorrer pelo número do cartão através do qual a empresa tem controle de quem carregou o cartão antes do reajuste. No entanto, as providências ainda serão analisadas e discutidas. A assessoria da Fácil informou, apenas, que os diretores da empresa vão verificar o que será feito. Mas que nada foi decidido até o momento.

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