Cidades

CEB deve reembolsar clientes com equipamentos danificados por descargas elétricas

Raios no DF prejudicam computadores e outros eletrônicos, com 73% a mais de descargas que em 2008

postado em 10/02/2009 16:10

Em época de chuvas e raios, aumenta o índice de eletrônicos danificados. Caso um aparelho queime e o usuário atribua o ocorrido a alguma falha do sistema de distribuição da Companhia Energética de Brasília (CEB), o ressarcimento pode ser requerido (em até 90 dias corridos) em posto de atendimento da empresa ou agência Na Hora, com formulário, cópia da identidade e CPF. A queixa será analisada pela CEB (mediante vistoria no local), que terá 60 dias para dar a resposta. Se aprovado o pedido, a Companhia terá 30 dias para efetuar o ressarcimento de danos. O telefone para contato é 0800 61 0196.

De acordo com a CEB, há quatro casos em que o pedido de ressarcimento pode ser negado após a vistoria: contrato de alta tensão, mas com outros equipamentos ligados a transformador; aterramento constatado como fora das normas estabelecidas; instalação de energia intacta e problema ocasionado por falta de supressor de surto; locais descampados, sem pára-raios e o equipamento ligado em momento de chuva forte. Se o pedido for negado e o usuário ainda assim acreditar que deve receber a reparação, a saída é procurar o Procon (151), que alega que a CEB deve ressarcir em casos de descargas elétricas.

Em 2008 foram registradas mais de 60 milhões descargas elétricas no Brasil, segundo levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A época de maior ocorrência vai de dezembro a março, podendo neste ano chegar a abril. No Distrito Federal, o índice em 2009 é 73% maior do que no mesmo período do ano passado. Tantos raios acabam por prejudicar equipamentos eletrônicos, vítimas de surtos elétricos nas chuvas.

Equipamentos
A única forma de garantir total segurança aos equipamentos eletrônicos em época de chuvas é desconectá-los das tomadas de rede elétrica e telefônica, mas dispositivos de proteção auxiliam minimizando os danos. Proteger computador, televisão e impressora, entre outros, previne a perda dos equipamentos, de dados e dinheiro com manutenção.

Para isso, há modelos de estabilizadores, nobreaks e filtros de linha, cada um com funções próprias. De acordo com o professor Mauro Severino, do departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (UnB), a melhor opção de segurança se encontra no Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS), mais conhecidos como filtros de linha. ;O dispositivo não impede que a descarga chegue, mas funciona como caminho alternativo;, explica. Os nobreaks são estabilizadores com bateria interna que mantém o computador ligado por algum tempo após queda de energia.

Confira os endereços das agências de atendimento da CEB e Na Hora. O formulário deve ser entregue (assinado) entre 12 e 17h:


Agência Brasília ; AGBR
SGAS 903/904 CONJ A BL H


Agência Brazlândia ; AGBZ
QR 02 NORTE LT 37 LJ 01/02


Agência Gama ; AGGM
ÁREA ESPECIAL 01 SETOR CENTRAL


Agência Guará ; AGGR
QI 20 BL A LOJAS 28/36


Agência Núcleo Bandeirante ; AGNB
3; AVENIDA DO LOTE 1000 ; A ; LOJA 01


Agência Paranoá ; AGPR
QUADRA 08 CONJ. 02 LOTE 17 ; AVENIDA PARANOÁ.


Agência Recanto Das Emas ; AGRE
QUADRA 201 LT 02 LJ 03 E 04 AVENIDA BURITI


Agência Samambaia ; AGSM
QS 404 CONJ A LT 06


Agência São Sebastião ; AGSS
AVENIDA COMERCIAL LT 1381


Agência Santa Maria ; AGST
QC 01 AE LOTE B


Agência Planaltina ; AGPL
ÁREA ESPECIAL 08 SETOR CENTRAL


Agência Na Hora Ceilândia ; NHCEI
QNN 12 VIA NM 12A ARTIGA FEIRA DOS IMPORTADOS


Agência Na Hora Rodoviária ; NHROD
ESTAÇÃO RODOVIÁRIA ; SUBSOLO


Agência Na Hora Taguatinga ; NHTAG
CNB 12 LOJA 11/12 ; TOP MALL


Agência Na Hora Sobradinho ; NHSOB
QUADRA CENTRAL BL 11 LT 07 SERRA SHOPPING ; SUBSOLO


Confira hoje mais detalhes sobre o tema no caderno de Informática do Correio Braziliense

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação