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Obras do VLT na W3 Sul começarão em abril

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postado em 12/02/2009 00:57
Os prefeitos de quadra da Asa Sul e Norte bem como integrantes da comunidade e do comércio da região do Plano Piloto puderam conhecer um pouco mais o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em discussão realizada nesta quarta-feira (11/02) com representantes da Administração de Brasília e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma). O primeiro trecho do Metrô Leve, como é chamado o transporte, está previsto para setembro de 2010 e partirá do Terminal Asa Sul, cortando a via W3 Sul, até a altura da 502 Norte. O percurso completo,por sua vez, ligará o Aeroporto ao Terminal da Asa Norte e deve estar em pleno funcionamento em 2013, um ano antes da Copa do Mundo. As obras da primeira fase começam entre o final de março e o início de abril de 2009, sob administração da Companhia Metropolitana do Distrito Federal. O VLT vai funcionar no canteiro central da W3, sendo que cada um dos sentidos da via contará com três faixas. São 8,7 km de via e 11 estações, com a capacidade estimada para transportar 12 mil pessoas por hora em cada um dos sentidos de percurso - um total de 120 mil pessoas por dia. A capacidade total pode ser ampliada para até 200 mil. Serão 39 veículos de 43 metros cada. Verba O investimento previsto para a conclusão de todo o projeto é de R$1,5 bilhão. Em cada estação, um placar informativo marcará quantos minutos faltam para o próximo trem chegar ; será um veículo a cada quatro minutos. A novidade promete funcionar sem qualquer ruído e solucionar uma antiga reclamação da população local que é o barulho que os ônibus em circulação nas vias provocam diarimente. "Vamos dar um upgrade no corredor de transporte que já existe na W3", afirmou o presidente do Metrô DF, José Gaspar de Souza. Sinalização Cada estação contará com semáforos e com faixas de pedestres para facilitar a locomoção dos usuários do transporte. Não haverá calçadas aos lados do local de circulação dos trens, por questões de segurança. Para a circulação do veículo, grande parte dos retornos da W3 vão acabar. Como após a quadra 508 os retornos já são poucos a tendência é que sejam retirados os das primeiras quadras. O presidente do Metrô-DF afirmou que simulações estão sendo realizadas para adequar o sistema ao início de seu funcionamento, previsto para 2010. "Não vamos esquecer dos automóveis que já circulam na região. Nos preocupamos tanto com a qualidade do transporte coletivo como também do particular. Problemas de trânsito na região sempre acontecem", avaliou Garcia. O projeto faz parte das recomendações que devem ser seguidas pelas cidades candidatas a sediar a Copa do Mundo em 2014. O primeiro projeto já licitado e que começará a ser construído no país é o de Brasília. "Nos preocupamos em não gerar interferências na W3, tanto para os moradores como para os comerciantes", afirmou Garcia. Mesmo com os esclarecimentos feitos pelo diretor do metrô os comerciantes da região se mostraram preocupados quanto possiveis perdas do setor durante as obras do novo transporte. "Onde tem obra nós sabemos muito bem que a comunidade vai embora. E muitos comerciantes aqui tem a sua vida na W3. É importante que a circulação de pessoas não fique impossibilitada", destacou o presidente da Camara de Dirigentes Lojistas (CDL) Vicente Estevanato. Outra preocupação entre os comerciantes é a de ter capital suficiente para as reformas que serão necessárias nos comércios a partir do início do funcionamento do VLT. A administradoda de Brasília Ivelise Longhi, destacou que formas de captação de recursos já foram discutidas e autorizadas pelo governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. "Temos dois formatos para avaliar e negociar, um seria um financiamento especial junto ao Banco Regional de Brasília (BRB) e o outro temos que discutir com o secretário de Fazenda do Distrito Federal, Valdivino Oliveira, para que possamos avaliar a necessidade de um projeto de lei ou de um estudo para termos prazos e, com isso, coseguirmos incentivos", anunciou. O projeto de modernização de transporte da capital tem como meta funcionar em conjunto como uma revitalização das vias W2 e W3, as quais ganharão, com a obra, novos calçamentos uniformizados bem como sinalizações adequadas. O projeto prevê ainda a cosntrução de uma praça em frente ao shopping Pátio Brasil, local de grande fluxo de pessoas. Estacionamentos Para viabilizar a circulação do VLT, os estacionamentos dos canteiros centrais da W3 terão que ser retirados. As vagas serão repostas com a construção de estacionamentos subterrâneos na via. "O número de vagas que serão retiradas é menor do que as que hoje são ocupadas irregularmente em vários locais da W2, com oficinas clandestinas e até mesmo locais utilizados como estacionamentos privados. Os estacionamentos da W2, bem como os das quadras, terão que ser destinados realmente para suas funções", destacou Gaspar. Ainda não foi decidido se os novos estacionamentos construídos serão privados ou não. "Primeiro faremos o VLT, depois os estacionamentos. Tem que ser uma coisa de cada vez, ou acabamos invibializando, pois as pessoas não terão para onde ir", explicou Ivelise. Entenda o funcionamento do VLT São três linhas. Uma ligará o aeroporto ao terminal da Asa Sul. O segundo sairá da Asa Sul e seguirá até a 502 Norte. Enquanto a terceira ligará a 502 Norte ao terminal da Asa Norte. Velocidade máxima: 70km/h Velocidade comercial: 30km/h Capacidade (por veículo): 570 passageiros Capacidade total diária: 120 mil passageiros Tempo de espera nas estações: de três a quatro minutos Previsão de pontos de parada: de duas em duas quadras Valor da passagem: será o mesmo do ônibus Impacto no trânsito: 30% menos carros na via W3 Sul

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