postado em 13/02/2009 16:12
Um rapaz de 22 anos morreu na quinta-feira (12/2), às 23h, no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) com suspeita de uso de anabolizante. O jovem estava internado no hospital desde quarta-feira da semana passada com traumatismo craniano. O trauma foi causado após ele ter batido a cabeça depois de um desmaio, que teria sido provocado pelo uso do Stanozolol (Winstrol V), medicamento usado em animais e pode definir a musculatura. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) para verificar se a causa da morte está relacionada ao uso do anabolizante, ao traumatismo ou dos dois. O laudo deve sair em 15 dias.
Ele era auxiliar de serviços e na quarta-feira passada teria ido a Candangolândia comprar o anabolizante. Depois, teria parado em uma farmácia da Asa Sul para aplicar a substância. Em seguida, o rapaz almoçou com a esposa e foi para o sacolão da 414 Sul, onde trabalhava. No local, ele se sentiu mal e desmaiou. Na queda, bateu a cabeça e foi levado para o HBDF, onde permaneceu até ontem (12/2), quando morreu.
Os responsáveis pela venda do produto ao rapaz ainda não foram encontrados. O velório será hoje às 14h30 no Campo da Esperança e o enterro será às 18h. A 1ª DP (Asa Sul) investiga o caso.
Anabolizantes
Os esteróides anabolizantes são hormônios capazes de aumentar o crescimento muscular. Substâncias químicas derivadas da testosterona, incrementam o metabolismo do organismo e a queima de gordura. Alguns têm a capacidade de aumentar o sistema imunológico e, por isso, são usados no tratamento de pacientes com Aids. O comércio do produto não é proibido, mas apenas algumas farmácias são autorizadas pela Anvisa para a venda no DF. Os produtos só podem ser comprados com receita médica e o uso sem acompanhamento pode levar à morte.
Os mais usados
Nacionais
Deca-Durabolin
É o esteróide mais popular entre os usuários dos medicamentos. As boas propriedades anabólicas garantem ganho de massa muscular. Muito usado em períodos de pré-competição, alguns atletas tendem a reter líquido com a droga. O uso é injetável.
Durateston
A substância injetável, oral ou sublingual é o resultado da combinação de quatro compostos de testosterona. A droga gera aumento de força e ganho de peso. Não é recomendada para mulheres em razão do alto teor androgênico (desenvolvimento de características masculinas).
Hemogenin
O esteróide é considerado o medicamento oral mais forte do mercado. O poder anabólico é alto e o seu uso não pode ser prolongado. O fígado é o órgão mais atingido pelo medicamento, não utilizado em fase de pré-competição. Mulheres não devem consumi-lo por causa do alto índice androgênico.
Deposteron
A droga injetável é apontada como a maior causa de ginecomastia (desenvolvimento excessivo da glândula mamária do homem). De alto poder androgênico e anabólico, a droga pode causar elevação da pressão arterial. O medicamento é conhecido por atrofiar os testículos com mais rapidez.
Importados
Winstrol
Distribuído na versão oral e injetável, o medicamento é pouco androgênico e bastante anabólico. Pode ocasionar problemas ao fígado. O esteróide é mais procurado por atletas em busca de definição muscular. Mulheres que usam o Winstrol têm a tendência de ganhar traços masculinos.
Primobolan
O anabolizante é o mais usado para períodos de pré-competição por produzir densidade muscular em dieta para perda de gordura e líquido. Favorito das mulheres pelo baixo índice androgênico, o Primobolan pode ser administrado via oral ou por meio injetável.
Colaborou Guilherme Goulart