Cidades

PM e MPDF divulgam regras para festejar o carnaval com segurança

;

postado em 19/02/2009 19:02
Um dia antes do carnaval muitos foliões já estão a todo vapor para cair na folia. Para garantir mais segurança, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e a 1ª Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal (1ª VIJ/DF) divulgaram algumas dicas para uma comemoração sem problemas. Algumas das dicas da PM são quanto à segurança da casa. Antes de sair para a festa, o folião deve verificar se as portas estão trancadas. Não se deve deixar objetos e bolsas à mostra em seus veículos e não estacionar o carro em local distante e com pouca iluminação. Todos devem usar roupas leves e beber muito líquido. No entanto, a bebida alcoólica é proibida se a pessoa for dirigir. E, para evitar o consumo de álcool e drogas por adolescentes, foi montado um esquema especial de fiscalização. Serão 16 comissários da Vara da Infância e da Juventude no Ceilambodrómo, duas equipes no Gran Folia, uma equipe com oito fiscais e uma outra itinerante, com seis comissários, que farão ronda pelos clubes de Brasília. Em Brazlândia, também haverá fiscalização. Crianças O assessor técnico da 1ª VIJ/DF, Eustáquio Coutinho, recomenda aos pais que não esqueçam de, antes de sair para aproveitar o carnaval, façam um cartãozinho de identificação da criança com o nome do menor e do responsável, telefone e endereço. Para o período de 20 a 24 de fevereiro, 1ª VIJ/DF determinou um conjunto de regras específicas que deverão ser observadas pelos pais para que o público infanto-juvenil aproveite a festa sem riscos. Para que as crianças tenham acesso aos bailes de carnaval realizados em ambiente fechado e com grande concentração de público, o juiz de Direito da Vara da Infância e da Juventude do DF, determinou regras a serem seguidos para que eles possam entrar e permanecer durante as festividades. Só poderão participar de festas de carnaval iniciadas a partir das 20h, adolescentes maiores de 16 anos. No caso de adolescentes com idade entre 12 e 18 anos, serão liberados para ficar desacompanhados em festas de carnaval realizadas pela manhã ou à tarde com horário máximo de término às 20h, do mesmo dia. A Vara da Infância e da Juventude considera responsável legal dos menores os tutores, os guardiões, os ascendentes e os colaterais maiores, até o terceiro grau, como pai, mãe, avós, bisavós, irmãos, tios (maternos e paternos) e sobrinhos, desde que comprovado documentalmente o parentesco. Os promotores dos eventos carnavalescos também têm regras a seguir. Para eles, a VIJ/DF determinou que, nos dias de folia, os responsáveis terão que portar os laudos técnicos expedidos pelos órgãos competentes do Governo do Distrito Federal.
Confira as dicas da PM para os foliões: - Use roupas leves e faça ingestão de muito líquido. Sua saúde é o mais importante! - Não se descuide da segurança da sua casa. Ao sair, verifique se portas e janelas estão trancadas - Bailes e eventos noturnos não são apropriados para crianças. Leve-as às matinês e bailes infantis! - Não deixe crianças sozinhas dentro de veículos ou em casa. Se for levá-las para a festa, não deixe de fazer a carteirinha de identificação infantil, disponível em todas as unidades da PMDF e nos postos Na Hora. - Se estiver dirigindo, evite a ingestão de bebidas alcoólicas. Não ponha em risco a sua vida, nem a dos outros - Não deixe objetos e bolsas à mostra em seu veículo - Evite estacionar seu veículo em locais isolados e com pouca iluminação - Se optar pelo transporte coletivo, redobre os cuidados com seus pertences. Não durma no ponto! - Evite brigas e confusões. É tempo de festa! - Não leve garrafas de vidro para a folia. Além do risco de acidentes, elas são armas em potencial - Drogas são proibidas sempre! Lança-perfume também é droga - Evite usar jóias e portar objetos de valor. Não deixe à mostra grande quantidade de dinheiro, nem cartões de créditos e talões de cheque. Leve consigo o mínimo necessário! - Cuidado com as paqueras, pois muitas pessoas se utilizam desse artifício para dar golpes, como por exemplo, o golpe "Boa Noite Cinderela". - Não aceite comidas e bebidas de estranhos. - Se tiver objetos ou documentos ou se perdê-los, dirija-se a um policial militar para que ele possa efetuar buscas e recuperá-los. Se a recuperação não acontecer de imediato não deixe de registrar o fato na delegacia mais próxima. Esse registro muito importante, pois criminosos podem usar seus documentos. Seja precavido! Informações úteis: 1- Atendimento de plantão dos comissários da 1ª VIJ (20 a 24/02/2009): 9696-2587. 2- Carteirinha de Indentificação Infantil A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) está com diversos postos de confecção de carteirinhas de identificação infantil no DF. Para adquirir a carteirinha, o pai ou responsável terá que levar uma foto 3x4 da criança e certidão de nascimento dos filhos com idade entre dois e 14 anos. A carteirinha é gratuita e poderá ser feita em qualquer unidade da PMDF ou pelo site da corporação:

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação