postado em 20/02/2009 09:34
Um incêndio destruiu o Posto Policial Comunitário n. 63 da Polícia Militar da QE 38, no Guará II, nesta sexta-feira (20/02). O Corpo de Bombeiros foi acionado por populares por volta das 4h30. Segundo o tenente Vieira Filho a perícia que apontará as causas do acidente deve ficar pronta em 15 dias. A Polícia Civil trabalha com a hipótese de retaliação de pessoas envolvidas com porte ilegal de armas de fogo e tráfico de drogas na região. Como o Posto ainda estava em obras, não houve vítimas.
Segundo o delegado adjunto da 4ªDP (Guará), Joás Rosa de Souza, há duas semanas dez pessoas foram apreendidas nas proximidades do Posto por porte ilegal de arma de fogo, tráfico e uso de drogas, entre outros crimes. ;A área é bastante problemática em decorrência do assentamento do Grêmio que fica perto. É o ponto mais quente do Guará;, afirmou Souza.
O capitão do 4º Batalhão (Guará) da Polícia Militar, Hércules Freitas, preferiu não afirmar a autoria do crime. Cauteloso ele disse ;Ainda não se pode emitir nenhum parecer. Não havia ninguém fazendo a segurança da obra e o incêndio pode ter sido cometido por qualquer um;. No entanto, ele admite a insegurança na quadra ;É uma área com mais índices de ocorrências do que outras regiões do Guará, e por isso, o Posto seria inaugurada lá;, completou. O capitão disse ainda que os crimes normalmente são cometidos por menores e amadores.
A Polícia Civil ; que investiga o caso ; já identificou alguns suspeitos. ;Não podemos dar muitos detalhes, mas levantamos alguns suspeitos, entre eles uma mulher;, afirmou o delegado da 4ª DP (Guará). Souza faz um apelo à população ;Quem tiver informações de qualquer tipo pedimos que ligue no 197. A ligação é anônima;.
O incêndio
Foi preciso duas viaturas do Corpo de Bombeiros e dez homens para apagar as chamas. Os militares chegaram ao local às 5h10. Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros, Deusdete Vieira, o fogo foi controlado em 30 minutos. No entanto, o que resultou do incêndio foram móveis e fios totalmente destruídos. O fogo chegou atingir até o pára-raio da torre do Posto.
O barulho dos vidros estilhaçados acordou os moradores da QE 38, nesta manhã. ;A zoada foi grande parecia um tiroteio;, conta a balconista de 42 anos. A marca de tiro no portão dela revela o retrato da violência vivida pela população. ;Estou morrendo de medo;, desabafou. ;Esta casa é minha, quitada, não posso sair daqui, Deus vai me ajudar que não vai acontecer mais nada;, completou a aposentada de 80 anos.
Inauguração
De acordo com os moradores até ontem o Posto da PM estava em obras. A inauguração estava marcada para 3 de março. A instalação foi orçada em R$ 104 mil. Mesmo com o ocorrido, o Secretário de Segurança Pública do DF, Valmir Lemos, garante que a data prevista para a inauguração está de pé. Atualmente, no Guará estão instalados dois Postos da PM. Este seria o terceiro na cidade.
;A notícia é que aonde os Postos estão instalados a criminalidade tem diminuído, isso com a ajuda da população;, afirmou o secretário.