postado em 20/02/2009 20:25
O governador José Roberto Arruda participou do encerramento das atividades da A-Tenda do Trabalhador, por volta das 15h desta sexta-feira (20/2), em Samambaia. Durante a cerimônia, foram entregues o certificados dos alunos que participaram dos cursos profissionalizantes realizados.
O projeto A-Tenda do Trabalhador tem o objetivo de levar os serviços da Secretaria de Estado de Trabalho para dentro da comunidade. São oferecidos cursos de capacitação profissional de acordo com a necessidade da população local. Na Tenda é possível também retirar a carteira de trabalho, seguro desemprego e procurar por vaga de emprego.
;O problema fundamental não é a falta de emprego, é a empregabilidade. Este projeto capacita profissionalmente as pessoas menos favorecidas para que elas consigam vagas no mercado. Há vagas, mas não há qualificação. Mas o esforço das pessoas é fundamental para diminuir o desemprego;, comenta o governador Arruda.
Os cursos oferecidos na A-Tenda de Samambaia foram os de auxiliar de mecânico e eletricista predial, secretariado, garçom, vendedor, cabeleireiro, salgadeira, informática básica e oficina de artesanato.Os cursos têm 10 dias de duração, totalizando 40 horas de aula.
A moradora de Samambaia, Ivaneide Alves, 37, fez o curso de artesanato e já está empregada na área. ;No primeiro dia de curso eu consegui meu emprego numa empresa que trabalha com artesanato. Eu levei um trabalho que tinha feito na sala para mostrar e falei que estava fazendo o curso na ATenda. Fui contratada na hora;, conta entusiasmada a artesã que estava desempregada há dois anos. ;Eu já me sinto capacitada até para ensinar;, diz Ivaneide.
O atendimento da A-Tenda do Trabalhador é dividido em três etapas, com duração total de um mês. Durante as etapas em Samambaia, foram realizados um total de 36,374 mil atendimentos e 2,355 alunos foram capacitados profissionalmente. No cadastro de vagas de emprego da Secretaria de Trabalho foram inseridos os nomes de 13,291 moradores da Cidade, além de 628 encaminhamentos para estágio e 428 conduzidos para entrevistas profissionais.
Os moradores do local que desejavam abrir seu próprio negócio também foram ouvidas na Tenda. Foram 219 atendimentos para o pequenos empreendedores oferecendo linhas de créditos facilitadas.
O número de moradores que receberam novas carteiras de trabalho chegou a 188, e as cartas encaminhadas para o micro-crédito, 112.
Desde o início do projeto, em novembro do ano passado, 4.408 mil certificados foram entregues. No ano passado em apenas um mês o projeto capacitou 2.146 mil alunos e nesta 1ª etapa entregou mais 2.262 mil certificados profissionais para os novos formandos.