postado em 21/02/2009 18:39
Depois de 40 minutos de desfile pela entrequadra 203/204 Sul, o Galinho de Brasília segue agora para o gran Folia onde encerra a apresentação deste sábado. O Galinho chegou à quadra por volta de 19h35, depois do desfile a polícia determinou a saída dos foliões que permaneciam na quadra, o que causou alguns protestos, mas nenhum ato violente.
O bloco deixou a concentração às 18h20. Antes mesmo de chegar na 203/204, pelo menos 200 foliões esperavam a chegada da banda de frevo que anima os participantes.
Segundo estimativas da PM cerca de 4 mil e 500 pessoas acompanham o trajeto do bloco, número bem inferior ao esperado pela organização do bloco. A previsão era que entre 30 e 40 mil pessoas seguissem o Galinho ao som do frevo.
Neste ano, o percurso do bloco de arrasto inspirado no Galo da Madrugada, de Recife (PE), foi diferente. A costumeira concentração na 203/204 Sul, quadra onde o Galinho nasceu, ocorre no Eixão, depois de um acordo entre o Conselho Comunitário da Asa Sul, organização do Galinho e Ministério Público do DF.
De lá, ao som do frevo de raiz, os foliões percorrerão 4,5km até o Gran Folia, atrás do Touring, passando antes pela 203/204 Sul - na comercial os foliões só poderão ficar por uma hora. Mas o caminho todo deve durar cerca de quatro horas.
A polêmica passagem pela comercial da 203/204 Sul, alvo de debate entre moradores e foliões, deve ocorrer entre as 18h45 e as 19h45. Lá, um representante da Secretaria de Segurança Pública do DF contará o tempo de passagem dos foliões, que não pode ultrapassar uma hora.
De acordo com o presidente do bloco, Romildo de Carvalho, a rigidez não atrapalhará a festa. ;Devemos passar em 50 minutos. Nos reunimos com a PM e está tudo certo. No Galinho, a alegria anda de braços dados com a paz;, afirmou. Nas áreas comerciais não serão permitidos som automotivo e ambulantes.
Equipes do Departamento de Trânsito (Detran) fiscalizarão estacionamentos irregulares. Segundo o órgão, a melhor opção para deixar o carro fica nas redondezas do Setor Bancário e do Hospital de Base.