postado em 22/02/2009 00:26
Na primeira noite de desfile das escolas de samba do Distrito Federal, e, ainda, shows no Ceilambódromo, cerca de 10 mil pessoas ocuparam as arquibancadas, segundo estimativa oficial divulgada pela Polícia Militar.
Após show da banda Cheiro de Amor, a Unidos da Vila Planalto foi a primeira agremiação na passarela do samba, fazendo uma homenagem à poetisa goiana Cora Coralina. Pouco antes da 0h, foi a vez da Mocidade de Valparaíso, cujo samba enredo fez uma homenagem à cidade do Entorno do DF.
A última escola a desfilar, a Império do Guará, escolheu como tema o animador Chacrinha, e entrou por volta das 0h10 na passarela. Cerca de uma hora depois começou o show da banda de axé Lordão, que encerrou o primeiro dia de festa.
Grande campeã
Vila Planalto, Mocidade de Valparaíso e Império do Guará são escolas do grupo de acesso 2. Na noite deste domingo (22/02), o Ceilambódromo recebe agremiações do mesmo grupo: a Unidos de Planaltina, a Acadêmicos de Santa Maria, Unidos da Vila Paranoá e Projeto Colibri de São Sebastião.
A segunda-feira é o dia reservado às escolas do grupo de acesso 1, composto pela Unidos do Riacho Fundo, Capela Imperial de Taguatinga, Dragões de Samambaia e Candangos do Bandeirante.
Só na terça-feira é que desfilam as escolas do grupo especial. É dele que sairá a grande campeã do carnaval de 2009 do DF. Acadêmicos da Asa Norte, Mocidade do Gama, Bola Preta de Sobradinho, Águia Imperial de Ceilândia, Aruc (Cruzeiro) e Aruremas (Recanto das Emas) disputarão o título, que, no ano passado, foi da Águia de Ceilândia.
Atraso
Houve atraso na abertura dos portões do Ceilambódromo, prevista para as 19h,porque o governo do Distrito Federal foi obrigado a fazer ajustes de segurança na estrutura, exigidos pela Defesa Civil. As cordas que atavam as arquibancadas ao chão tiveram que ser substituídas por cabos de aço, bem como as cordas dos toldos. Alguns tapumes que servem de assento nas arquibancadas estavam frágeis ou estragados e tiveram que ser trocados também.
Organização
Apesar dos imprevistos, o público que compareceu ao Ceilambódromo de sábado para domingo elogiou a organização deste ano e a segurança reforçada.
Até o fechamento desta matéria a Polícia Militar só havia registrado uma ocorrência de arma apreendida e, mesmo assim, nas imediações do sambódromo de Ceilândia e não no interior.