postado em 22/02/2009 11:44
Dois homens foram presos neste domingo (22/02) pela manhã em uma carvoaria clandestina na Chácara Santa Luzia, na cidade Estrutural. Dionísio Araújo dos Santos e João Rodrigues dos Santos estavam no local onde havia sete fornos e uma grande quantidade de lenha armazenada. Agentes da Subsecretaria de Defesa do Solo e da Água do DF, responsáveis pelo flagrante, os levaram à 8º Delegacia de Polícia, onde foram autuados pelo crime da Lei 9.605, de Crimes Ambientais.
De acordo com a Lei, vender, expor a venda, ter em depósito, transportar ou guardar madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem licença válida para todo tempo de viagem ou do armazenamento, é ilegal.
Na delegacia, os dois homens apenas assinaram um termo e foram liberados logo em seguida. Como ambos não tinham passagem pela polícia, serão julgados em liberdade. A pena para este crime varia de seis meses a um ano de reclusão.
Os responsáveis pela prisão, os agentes da Sudesa Sebastião Cesário e Eduardo Aquino, estavam próximos à carvoaria para fiscalizar construções irregulares na Estrutural quando avistaram a fumaça de longe. ;Fomos lá para checar o que era e encontramos seis dos sete fornos funcionando e uma quantidade de lenha que daria para encher três caminhões;, disse Sebastião Cesário.
Ainda de acordo com o agente Cesário, Dionísio Araújo e João Rodrigues se disseram proprietários da carvoaria, que funcionaria há pouco mais de um mês próximo ao Setor de Oficinas da Estrutural. Até o fim da manhã os agentes da Sudesa ainda esperavam a realização de perícia da Polícia Civil no local.