postado em 22/02/2009 12:30
O atleta Rafael dos Anjos Fontenelle, 25 anos, foi encontrado morto na piscina da cobertura de sua residência na quadra 102, bloco B, do Setor Sudoeste. O corpo foi achado na manhã deste domingo (22/02), por volta das 8h, por uma moradora do edifício. Em seguida, a mulher acionou o Corpo de Bombeiros. No início da tarde o corpo foi encaminhado para o Instituto Médio Legal (IML).
A polícia trabalha com a hipótese de afogamento, segundo informações preliminares. O porteiro do prédio contou ainda que o jovem teria entrado às 16h40 deste sábado (21/02) na portaria de sua casa. Desde então ele não foi mais visto.
De acordo com os bombeiros, o corpo do jovem não apresenta sinais de violência e não há registro de invasão no prédio. O jovem mora com a tia no Sudoeste. Os pais dele em Sobradinho.
Rafael fazia parte da escola de marchadores que já se tornou referência nacional devido aos campeões revelados pelo Centro de Atletismo de Sobradinho (Caso), onde treinava. Em 2002, ele ficou em 4º lugar no Mundial Juvenil de Kingston. No ano seguinte, teve de se afastar por três anos para vencer uma leucemia (câncer no sangue).
O brasiliense também conquistou outras medalhas em sua carreira de marchador como o 10º lugar no challenge de Rio Maior, em Portugal. Além do segundo lugar na Copa Brasil Caixa de Marcha, em Santa Catarina.
Marcha atlética
É uma modalidade do atletismo em que o atleta progride sobre a pista mantendo sempre um pé em contato com o solo. A perna que avança tem que estar reta, isto é, não pode dobrar o joelho até o pé tocar o solo, sob pena de ser desclassificado pela arbitragem. A marcha
praticada por homens se integrou aos Jogos Olímpicos em 1908. As mulheres só estrearam em 1992, nos Jogos de Barcelona. O atual recorde mundial na categoria de 20km é do equatoriano Jefferson Pérez, com 1h17min21s.