postado em 22/02/2009 21:10
A Polícia Militar estimou em 10 mil pessoas o público que assiste ao segundo dia de desfiles das escolas do Grupo 2 no Ceilambódromo. A quantidade de pessoas é a mesma que ocupou as arquibancadas neste sábado (21/02), primeiro dia de desfiles do carnaval 2009 do DF.
A primeira escola a desfilar na noite deste domingo (22/02) foi a Unidos de Planaltina, com o samba-enredo África: Porto dos Orixãs, após apresentação da banda Mitiê Brasil. Já no final da passagem da agremiação pela passarela do samba, um integrante da Unidos passou mal mas, segundo informações da PM, não foi nada grave.
A segunda agremiação na passarela, Acadêmicos de Santa Maria, escolheu como tema Amazônia: Realidade no Palco da Ilusão e encantou o público com bonecos gigantes representando animais da selva tropical como cobra, trigre e onça. Uma das alegorias da escola teve problemas na roda logo no início do desfile, mas o impasse foi solucionado rapidamente.
A terceira escola a passar pelo Ceilambódromo, Unidos do Paranoá, não teve qualquer contratempo com seu desfile, e apresentou samba-enredo intitulado O Maior Espetáculo da Terra é o Circo.
O tema da quarta e última escola a desfila foi a Projeto Colibri de São Sebastião, desfilou com o tema Cidades Submersas do Rio Amazonas.
Logo após os desfiles, teve início show da banda É o Tchan.
Tranquilidade
A noite corre com tranquilidade e sem ocorrências graves, como ocorreu no sábado, quando o único incidente registrado foi a apreensão de uma arma nas imediações do Ceilambódromo, e não dentro da estrutura. Neste domingo houve registro de uma briga pela PM, mas sem feridos, e de alguns casos de embriaguez.
Além da Unidos de Planaltina, desfilam também hoje Acadêmicos de Santa Maria, Unidos da Vila Paranoá e Projeto Colibri de São Sebastião. A festa termina após 0h, com a banda É o Tchan fazendo o encerramento.
Enquanto que no sábado a realização de ajustes relativos à segurança do Ceilambódromo atrasaram a abertura dos portões - cordas foram trocadas por cabos de aço na estrutura das arquibancadas e toldos, e alguns tapumes de assentos frágeis ou estragados foram substituídos - neste domingnão houve atraso e, até o momento, tudo corre com normalidade.
Desfiles
Ontem, desfilaram as primeiras escolas do grupo 2, Unidos da Vila Planalto, Mocidade de Valparaíso e Império do Guará. As três trouxeram como temas, respectivamente, a poetisa Cora Coralina, a cidade de Valparaíso de Goiás e, por fim, o animador Chacrinha.
Nesta segunda (23/02) será a vez das agremiações do grupo 1, Unidos do Riacho Fundo, Capela Imperial de Taguatinga, Dragões de Samambaiae Candangos do Bandeirante. Encerrando, acontece aguardado show da banda Olodum.
Só na terça-feira de carnaval desfilam as escolas do grupo especial, Acadêmicos da Asa Norte, Mocidade do Gama, Bola Preta de Sobradinho, Águia Imperial de Ceilândia, Aruc (Cruzeiro) e Aruremas (Recanto das Emas). Deste grupo sairá a grande campeã do carnaval 2009 do DF, que será conhecida na quarta-feira. No ano passado, a vencedora foi a Águia de Ceilândia.