postado em 23/02/2009 22:27
O Ceilambódromo recebeu, na nesta segunda-feira (23/02), seu maior público desde o início do carnaval 2009. De acordo com estimativa do presidente da Empresa Brasiliense de Turismo (Brasiliatur), Rôney Nemer, mais de 20 mil pessoas ocupam as arquibancadas com capacidade para público de 30 mil. É possível que o atrativo desta noite seja a apresentação do grupo Oludom, prevista para após a 0h, quando terminar o desfila das escolas de samba do grupo de acesso 1.
Apresentações: Recife, vinho, cinema e evolução
A primeira escola a desfilar na noite desta segunda-feira (23/02) foi a Unidos do Riacho Fundo, que extrapolou o tempo permitido para o desfile e enfrentou confusão no momento da dispersão dos foliões. O Riacho Fundo escolheu o tema Salve o Deus Baco e Viva Recife, a Veneza Brasileira para o desfile. Houve algum atraso e confusão na saída da agremiação da passarela do samba, motivo pelo qual a escola, do grupo de acesso 1, pode ser punida.
A Capela Imperial de Taguatinga, segunda escola a desfilar no Ceilambódromo, entusiasmou as arquibancadas, em grande parte porque tinha torcida organizada de sua cidade de origem. A agremiação, que cantou o samba-enredo Um Banho de Alegria com Sede de Vinho arrancou aplausos e gritos da platéia ao adentrar a passarela do samba. Coincidência ou não, a chuva que caía sobre Ceilândia logo após o desfile da Unidos do Riacho Fundo, primeira escola da noite, parou tão logo os taguatinguenses começaram seu percurso.
A Dragões de Samambaia, terceira agremiação, entrou na passarela do samba do Distrito Federal pouco antes da meia-noite e conquistou as arquibancadas. A escola escolheu 10 filmes para homenagear com o enredo Eu conto até 10 para exaltar o cinema, e os carros alegóricos e fantasias fizeram sucesso.
Dentre os longa-metragem representados pelos carros e fantasias da escola de samba estavam O Auto da Compadecida, Carandiru, Tropa de Elite e Deus e o Diabo na Terra do Sol.
A última escola do grupo de acesso 1 a se apresentar no Ceilambódromo, já além da 1h da madrugada, foi a Candangos do Bandeirante, que cantou o samba-enredo Do Tambor à Internet.
A Polícia Militar não registrou ocorrências graves na terceira noite de desfiles.
Campeã
Nesta terça (24/02) de carnaval desfilam as escolas do grupo especial do Distrito Federal, Acadêmicos da Asa Norte, Mocidade do Gama, Bola Preta de Sobradinho, Águia Imperial de Ceilândia, Aruc (Cruzeiro) e Aruremas (Recanto das Emas). Deste grupo sairá a grande campeã do carnaval 2009 do DF, que será conhecida na quarta-feira. No ano passado, a vencedora foi a Águia de Ceilândia.
Escolas dos grupos de acesso 1 e 2 podem subir ou cair de categoria conforme sua pontuação. Uma escola do grupo especial também será necessariamente rebaixada.