postado em 25/02/2009 15:00
Moradores de Brasília estão mais suscetíveis à poluição atmosférica durante os meses da seca. Um estudo feito na Universidade de Brasília revela que o índice de poluição na capital chega a ser oito vezes mais alto, se comparado com a época de chuvas. Análises realizadas sobre a concentração de dióxido de nitrogênio ; um dos gases emitidos pelos carros ; mostram que ultrapassou 50 miligramas por metro cúbico, entre maio e dezembro.
O dióxido de nitrogênio é um gás de cor castanho-avermelhado, que quando inalado, pode causar irritação, congestionamento nasal, dor de cabeça e dificuldade para respirar. A poluição atmosférica, quando em grau mais leve, atinge primeiro crianças, recém-nascidos e idosos.
Apesar de o ar da capital ser considerado de boa qualidade, o aumento da frota de veículos preocupa os especialistas. Em 2000, Brasília tinha 585 mil veículos. Já em 2008 a frota chegou a um milhão. De acordo com o químico Marcus Porfírio, autor da dissertação sobre o tema apresentada no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UnB, a tendência da quantidade de dióxido de nitrogênio é aumentar.
Para tentar diminuir a quantidade de gases poluentes emitidos pelos veículos, Porfírio sugere alternativas como obter o compromisso das indústrias de automóveis em favor de tecnologias menos poluentes e estimular a população a utilizar o transporte público. ;As pessoas acham que os ônibus poluem mais que os carros, mas em termos proporcionais, as emissões são menores;, explica Porfírio.
De acordo com os resultados da análise, o nível de poluição registrado no mês de maio foi de 80 mg/m³, enquanto em outubro o índice foi de 154,960 mg/m³. Contudo, os números registrados estão dentro dos limites estabelecidos pelas resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A média anual, segundo o órgão, pode atingir 100 mg/m³ sem que haja prejuízos para a saúde. Na pesquisa realizada pela UnB, a média encontrada foi de 67,193 mg/m³.
A partir de valores do dióxido de nitrogênio foi possível calcular o Índice de Qualidade do Ar (IQar), de 33,597. Dessa forma, a situação do ar em Brasília é considerada ;boa;, pois a categoria inclui valores até 50.
Um carro emite os seguintes poluentes:
# monóxido de carbono;
# hidrocarbonetos;
# óxidos de nitrogênio;
# fumaça preta;
# produtos indesejáveis
Concentração de Dióxido de Nitrogênio em cidades do mundo
# São Paulo ; 83 mg/m³
# Nova York ; 79 mg/m³
# Xangai ; 73 mg/m³
# Cidade do Cabo ; 72 mg/m³
# Tóquio ; 68 mg/m³
# Brasília ; 65 mg/m³
# Mumbai ; 39 mg/m³
*Dados do Banco Mundial (2000)
Com informações da Assessoria de Comunicação da UnB