postado em 25/02/2009 17:50
No ano em virou patrimônio cultural e imaterial do Distrito Federal a Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc) se consagrou como a grande campeã do carnaval do DF, com 199,90 pontos. Em segundo lugar ficou a Ãguia Imperial de Ceilândia, com 199,10.
A Acadêmicos da Asa Norte ficou em último lugar, com 170 pontos, e caiu para o grupo de acesso 1.
Este ano a Aruc entrou na avenida com um enredo homenageando o carnavalesco Joãosinho Trinta. Joãosinho Trinta, esteve no Ceilambódromo desde o inÃcio da apresentação das escolas, e, animado, assistiu ao desfile da agremiação do Cruzeiro, que já levou 28 tÃtulos do carnaval do DF.
Depois da vitória o presidente da Aruc, Moacir Oliveira Filho, voltou a defender a volta do desfile para o Plano Piloto.
Na terceira colocação ficou a Mocidade do Gama, com 198 pontos, seguida pela Bola Preta de Sobradinho, com 197,15 e Arurema com 182,25.
Confusão
No momento em que a Aruc foi anunciada como vencedora o público que acompanhava a apuração começou a lançar objetos e um rolo de serpentina acabou atingindo uma senhora da diretoria da Aruc o que causou um pequeno sangramento.
Grupo de acesso
No grupo de acesso 1 a campeã foi a Dragões de Samambaia. A escola levou para o Ceilambódromo o cinema com o enredo Eu conto até 10 para exaltar o cinema.
A escola escolheu 10 filmes para homenagear. Dentre os longa-metragem representados pelos carros alegóricos e fantasias da agremiação estavam foram O Auto da Compadecida, Carandiru, Tropa de Elite e Deus e o Diabo na Terra do Sol.
Veja imagens do desfile da escola - Autor: Paulo H. Carvalho/CB/D.A Press