postado em 26/02/2009 18:01
O balanço da Polícia Militar do carnaval de 2009 apontou um aumento de 80% no número de homicídios. Foram 18 homicídios, contra 10 ocorridos em 2008. Mas segundo a PM, o mais importante é que apenas um desses 18 casos ocorreram onde havia comemoração de carnaval. "Nos locais onde havia grande concentração de público da PM estava presente, por isso ocorreu só um homicídio", avaliou o comandante-geral da PM, coronel Antônio Cerqueira.
Cerqueira explicou que o aumento no número de homicídios é preocupante, mas lembrou que em mais de 70% dos casos ou a vítima ou o acusado tinham histórico de violência. Segundo o coronel muitos aproveitam a concentração de policiais durante os eventos para acertos de conta.
Ainda durante a operação de carnaval a PM registrou 13 tentativas de homicídio e um sequestro relâmpago. Em 2008 foram 23 tentativas de homicídios e seis sequestros relâmpagos.
Álcool Zero
A operação comandada pelo Batalhão de Trânsito autuou 508 motoristas por motivos diversos, sendo que 106 foram flagrados dirigindo sob influência de álcool. A maioria dos flagrantes ocorreram na Asa Sul.