postado em 27/02/2009 12:26
Combater larvas de mosquitos transmissores de doença como a dengue e a malária, assim como pragas agrícolas, sem agredir a saúde e o meio ambiente. Essa é a proposta dos bioinseticidas, que não utilizam ingredientes químicos sintéticos em suas formulações. Os benefícios desses produtos são destaque na 116ª Feira Botânica do Shopping CasaPark, que começa nesta sexta-feira (27/02) e vai até domingo (1º/03). Três inseticidas ecológicos desenvolvidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com uma empresa privada do DF, já estão no mercado e o público de Brasília poderá conferir os resultados durante o evento.
A coordenadora das pesquisas em bioinseticidas da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Rose Monnerat, diz que os inseticidas biológicos foram desenvolvidos a partir de bactérias popularmente conhecidas como ;do bem;, específicas para controlar os insetos-alvo, sendo completamente inofensivas à saúde humana, de animais, ao meio ambiente e a outros insetos benéficos. "Se outros organismos ingerirem o produto, não vai acontecer nada", garante.
As pesquisas da Embrapa já resultaram em três produtos totalmente biológicos: para controle do mosquito transmissor da dengue, da malária e, mais recentemente, de lagartas que atacam plantações. Este último foi certificado para uso em agricultura orgânica. Monnerat explica que esses produtos são na verdade larvicidas, ou seja, só mata as larvas dos insetos.
Além de mais saudáveis, os inseticidas biológicos são também mais econômicos, segundo a coordenadora das pesquisas. "São os únicos bioinseticidas nacionais que existem. Os custos são comparáveis aos semelhantes importados", diz. Resultados de pesquisas mostram , por exemplo, que com apenas um litro por hectare, o larvicida contra lagartas é capaz de matar os insetos-alvo, preservando os benéficos ao ambiente, como as joaninhas e as tesourinhas, eficientes predadoras de lagartas e pulgões.
Dengue controlada
Mas a venda ainda é restrita. O diretor técnico da empresa responsável pela comercialização dos produtos, Marcelo Soares, diz que eles são vendidos a secretarias de Saúde e para empresas especializadas. Segundo Soares, o bioinseticida que combate a larva do mosquito da dengue já foi utilizado com sucesso em condomínios do Lago Sul.
A nova forma de combate ao Aedes aegypti foi inaugurada no ano passado em São Sebastião. O larvicida com o nome Bt-horus foi foi distribuído gratuitamente nas cerca de 20 mil residências da cidade por agentes de saúde, funcionários do SLU e líderes comunitários previamente treinados. São Sebastião foi escolhida por apresentar o maior número de mosquito por casa. Segundo dados da Embrapa, o índice de infestação caiu de 4% para 1%.
Flores
A 116ª Feira Botânica do Shopping CasaPark está aberta ao público nesta sexta e sábado, de 10h às 22h, e, no domingo, de 12h às 20h. Quem passar pelo local poderá conferir 35 estandes com artesanato, condimentos, produtos naturais e conceituados expositores de flores da cidade. A entrada é franca.