postado em 27/02/2009 12:46
Os bancos de sangue dos hospitais do Distrito Federal não atenderão mais doadores, apenas os pacientes. A mudança começa a valer na próxima segunda-feira (2/3). Dessa forma, quem quiser doar sangue deve se dirigir exclusivamente ao Hemocentro.
Como explica a diretora presidente da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), Maria de Fátima Brito Portela, a centralização do atendimento tem o objetivo de melhorar a qualidade nos serviços e proporcionar ambiente mais adequado à coleta.
O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) é o último da rede que ainda recebe os doadores. No entanto, o atendimento acontece apenas até esta sexta (27/2). Segundo Portela, a demanda de doações no HRT não atende à demanda do hospital. ;O Hemocentro sempre tem que enviar sangue para o hospital;. A diretora-presidente destaca que toda terça-feira um ônibus do Hemocentro vai ao hospital, às 7h30, buscar quem quiser realizar doações. ;Buscamos os interessados, levamos ao Hemocentro e retornamos ao HRT;.
Além disso, o Hemocentro realiza coletas externas. Nesses casos, as doações são agendadas por interessados em promover campanhas de doações. ;Temos mais de 300 empresas que chamamos de parceiros do hemocentro. Marcamos um dia e vamos ao local;. As datas disponíveis já foram quase todas preenchidas. Para marcar uma campanha de doação, basta ligar na central do Hemocentro, 3327-4424.
A coleta demora cerca de 50 minutos. O movimento maior acontece nas segundas e sextas-feiras pela manhã. O Hemocentro funciona de segunda-feira à sábado, das 7h às 18h.