postado em 04/03/2009 18:30
Continuam suspensas, até pelo menos sexta-feira (6/3), o atendimento do Departamento de Trânsito (Detran) relacionado à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os serviços foram suspensos na sexta-feira (27/2) para a atualização dos sistema de informações sobre os condutores. De acordo com informações do Detran houve atraso na ampliação dos dados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
O Denatran faria a ampliação do Índice Nacional de Condutores durante o fim de semana, mas só terminou o processo hoje. Mas o novo sistema ainda terá que ser instalar o sistema. A assessoria do órgão informou que o tempo dependerá da complexidade dos dados, mas que tudo deve voltar ao normal até a segunda-feira (9/3).
Durantes esses dias os motoristas devem ficar atentos à documentação. Em uma blitz normal, com o sistema funcionando, o agente pode ter acesso e saber que o condutor é habilitado, mas esqueceu a CNH, mas no caso de não ter essa confirmação a pessoa pode ser considerada inabilitada, o que é uma infração mais grave.
Quem está com a habilitação vencida, e já ultrapassou os trinta dias permitidos por lei desde a data de vencimento, deve evitar dirigir durante a semana, mesmo com canhoto da renovação. Apesar do sistema fora do ar e de os fiscais terem sido orientados sobre os casos, nada impedirá que o condutor seja multado por dirigir com a CNH vencida.
Novo sistema
Com a ampliação do Índice Nacional de Condutores, os motoristas receberão alguns benefícios, como na transferência de habilitação de um estado para outro. O processo, que atualmente demora de dois a três meses, deverá ser feito on line, de forma praticamente instantânea. A fiscalização nas ruas também deve ficar mais eficiente. ;Hoje a gente tem o nome, CPF, identidade do motorista. Com a base ampliada nós teremos acesso ao histórico do condutor, e vamos saber se ele tem pena a cumprir, se é preciso recolher a habilitação, qual é a pontuação dele;, prevê o gerente de habilitação do Detran do DF, José Antônio Araujo.