postado em 08/03/2009 19:22
Cerca de 4 mil pessoas estão na Esplanada dos Ministérios neste momento, segundo a Polícia Militar, participando da festa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A atração mais aguardada, o show do cantor Fábio Júnior, começou às 19h10.
O governador do DF, José Roberto Arruda e a primeira-dama, Flávia Arruda, também participam da festa. Ao falar com os presentes, a primeira-dama afirmou que o grande enfoque da comemoração é prestar uma homenagem às mulheres. "Procuramos atender todas as áreas, desde cabeleireiros, ginecologistas, até profíssionais de ginástica, para fazer deste dia uma data diferente para essas mulheres tão batalhadoras e sofridas", avaliou.
Arruda também deixou sua mensagem à classe feminina e destacou a importância do reconhecimento das mulheres na sociedade. "Trata-se de um momento de comemoração e reflexão para a sociedade começar a dar importância às mulheres e à igualdade entre todos", destacou o governador.
De acordo com dados da Polícia Militar, o fluxo de pessoas na Esplanada é tranquilo. Muitas pessoas chegaram ao evento já no fim da tarde para assistir ao show, e outras já foram embora.
Longa programação
Começou às 14h deste domingo (8/03) a comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na Esplanada dos Ministérios. Na ocasião, os presentes puderam aproveitar gratuitamente os serviços oferecidos pelas tendas do Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (SESC/DF) que realizaram atividades como avaliação física e orientação nutricional, além de oficinas de biscuit, espaço SESC Fitness, com jump, pilates de solo e alongamento; espaço SESC Saúde da Mulher e gibiteca.
Entre as atividades estiveram, ainda, várias apresentações culturais. Foram oferecidas também avaliação física e orientação nutricional, além de oficinas de biscuit, espaço SESC Fitness, com jump, pilates de solo e alongamento; espaço SESC Saúde da Mulher e gibiteca.
O Senac-DF ofereceu atendimentos gratuitos nas áreas de cultura, ação social, imagem pessoal e saúde, das 14h às 19h, também na Esplanada dos Ministérios. As mulheres receberam atendimentos como aferição de pressão/glicemia, tipagem sanguínea, podologia, avaliação nutricional, massagem quick. Elas também puderam aproveitar oficinas sobre automaquiagem, design de sobrancelha, corte de cabelo, unhas artísticas, bordado com pedraria e biscuit.
No mesmo local, foi montada uma tenda especial organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda. Os Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREAs), o Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Orientação Social e Educacional (COSEs) fizeram divulgação e cadastro para atividades desenvolvidas nas unidades.
Os técnicos da Secretaria cadastraram pessoas para o Programa Vida Melhor (Bolsa Escola, Bolsa Social, Nosso Pão, Nosso Leite). E os presentes puderam assistir palestras em Núcleo de Atenção a Violência Contra Mulheres.