postado em 10/03/2009 12:06
O processo seletivo e as matrículas realizadas para o primeiro semestre letivo de 2009 no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde foram cancelados por determinação do Decanato de Pesquisa e Pós-graduação da Faculdade de Ciências da Saúde.
De acordo com informações da Universidade de Brasília, a suspensão se deve à identificação de um conflito de interesses envolvendo o processo de seleção e cursos ministrados por professores da UnB em instituições de direito privado.
Essas medidas foram tomadas a partir da reportagem publicada pelo jornal ;O Globo;, no último sábado (7/3). De acordo com o material, foi levantada a suspeita de que os cursos pagos pela Associação Instituto Superior de Ciências da Saúde e Ambiente da Amazônia (Aicsa), com participação de professores da UnB, serviriam como ;reserva de vagas; para a pós-graduação da Faculdade de Ciências da Saúde.
Segundo informações da UnB, não há nenhum convênio ou parceria firmado entre as duas instituições. Segundo comunicado da Aicsa, a Associação oferece um curso dito ;preparatório para processos seletivos de pós-graduação stricto sensu em diferentes regiões do país;.
A UnB considerou que seria melhor tomar essas medidas, mesmo que não haja nenhuma relação do curso em Porto Velho com o processo seletivo para o mestrado e doutorado.
Medidas preliminares adotadas:
# Cancelar a seleção e as matrículas feitas na Pós-graduação relativas ao primeiro semestre de 2009. Um novo edital convocando outro processo seletivo deverá ser publicado em aproximadamente 45 dias.
# Cancelar a oferta de todos os cursos Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde que operem fora das dependências da universidade.
# Aceitar o pedido de afastamento do professor Carlos Alberto Bezerra Tomaz da Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde. A coordenação será exercida pela diretora interina da Faculdade de Ciências em Saúde, professora Lilian Marly de Paula.
# Apurar todos os fatos e estabelecer responsabilidades por eventuais irregularidades ou ilegalidades que tenham sido praticadas.
# Além disso, a administração superior da UnB determinou mapear todos os cursos de pós-graduação stricto sensu oferecidos pela universidade fora de sua sede, de modo a verificar seus status jurídico e se eles atendem plenamente a legislação em vigor.