postado em 11/03/2009 16:30
A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) está no shopping Pier 21. Até o momento, o Cinemark foi interditado e 16 estabelecimentos foram notificados na tarde desta quarta-feira (11/3). De acordo com a Agefis, o tempo de demora para conseguir novo alvará é de oito a 15 dias. Com isso, o cinema só poderá ser reaberto após obter a autorização de funcionamento.
De acordo com informações da Assessoria de Imprensa do Pier 21, o alvará da administração do shopping está regular. A administração afirma que está disposta a ajudar todas as lojas que foram notificadas a adquirir a documentação.
Em nota, a Assessoria de Imprensa da Rede Cinemark informou que o alvará de funcionamento já está sendo regularizado. A previsão é de que os cinemas voltem a operar normalmente nos próximos dias.
Em conjunto com a Agefis, a Secretaria de Ordem Pública e Social participa da ação de fiscalizar todos os centros comerciais do DF até o dia 13 de março. Segundo informações da Secretaria, os estabelecimentos são interditados pela falta de alvará de funcionamento. As lojas classificadas como atividades de alto risco ; aquelas cuja área construída é superior a 1.200m² - se não apresentarem documentação, serão interditadas imediatamente.
Desde segunda-feira (9/3), os fiscais visitaram lojas do Conjunto Nacional, Pátio Brasil, Liberty Mall, Aeroporto, ParkShoppin, Taguatingua Shopping, Alameda Shopping e Gama Shopping. Nesse locais, 184 lojas foram notificadas por não terem o documento ou por ele não estar em local visível. Segundo a Agefis, esses estabelecimentos podem continuar funcionando normalmente por até 30 dias, prazo final para a obtenção do alvará.
Caso a regularização não ocorra no prazo previsto, as lojas podem ser interditadas, informa a Agefis. Além das notificações, os fiscais já interditaram o Cine Academia do Aeroporto, as lojas Renner, Riachuello, Americanas C e Marisa e a Faculdade Anhanguera (que fica dentro do Taguatinga Shopping).