postado em 11/03/2009 18:59
O fornecimento de energia elétrica para o Distrito Federal foi reestabelecido gradualmente na noite desta quarta-feira. Parte do Plano Piloto e de algumas cidades do Distrito Federal, como Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Guará e Lagos Sul e Norte ficaram sem energia elétrica por cerca de 15 minutos após um corte de fornecimento de Furnas.
Em algumas regiões a duração do apagão chegou a 40 minutos. Segundo a Companhia Energética de Brasília (CEB), ainda não se sabe o que ocasionou a pane, que atingiu a estação Brasília Sul, em Samambaia.
A CEB informou que a energia está sendo reestabelecida de forma gradual para evitar a sobrecarga do sistema e que, em 20 minutos, o fornecimento para todas as áreas já deve estar normalizado.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), as causas do blecaute só podem ser definidas após uma análise detalhada do ocorrido. O ONS informou que a queda de energia ocorreu às 17h36 e, após cinco minutos, a CEB teria sido autorizada a iniciar o religamento gradual da distribuição.
Metrô
O serviço de metrô voltou a funcionar às 19h, segundo o diretor de operações e manutenção do Metrô-DF, José Dimas Machado. Entre o reestabelecimento do fornecimento de luz e o normal funcionamento dos trens se passaram cerca de 20 minutos, tempo necessário para a reorganização do serviço. "Esse tempo é para que eu acione as subestações e também, em situações como essas, verifique se não há pessoas nas vias, já que alguns trens tiveram que ser evacuados", explicou Dimas.
Com o reestabelecimento da energia os trens tiveram que ser reposicionadas e um foi substituído, uma vez que dois vidros foram quebrados por passageiros durante o blecaute. "Em situações como essa a nossa maior preocupação é a segurança dos usuários. Não podemos voltar a operar afoitamente", avaliou o diretor. Nenhum acidente foi registrado nas estações durante o período sem energia.
Transtornos
Durante o período do blecaute, o Corpo de Bombeiros recebeu dez chamados de pessoas presas em elevadores e auxiliou na evacuação de dois trens do metrô. Um entre as estações do Parkshopping e a da Feira do Guará, e o outro entre a da Asa Sul e a do Parkshopping.
No Brasília Shopping, na Asa Norte, uma mulher ficou presa no elevador durante a queda de energia. Ela foi resgatada pelos brigadistas do estabelecimento. O shopping ficou 32 minutos no escuro.