postado em 12/03/2009 17:21
A Companhia Energética de Brasília (CEB) ainda não sabe dizer exatamente o que causou o apagão que atingiu 60% dos consumidores do Distrito Federal no inicio da noite de ontem (11/3). Segundo o presidente da companhia Benedito Carraro a causa só será conhecida no próximo dia 17 quando será feita uma reunião entre a CEB, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Companhia Energética de Goiás (Celg), já que o problema também atingiu partes de Goiás.
O que se tem certeza até agora é que o problema deixou 60% dos consumidores da CEB sem energia por um período que variou de 15 a 45 minutos, dependendo do local e que o corte de energia ocorreu na estação Brasília Sul, em Samambaia. A estação e a estação de Samambaia são as duas estações no DF que recebem o fornecimento de Furnas.
Em nota divulgada hoje, Furnas informou que apagão ocorreu a partir de um curto-circuito na linha de transmissão 138kV na estação Brasília Sul. O curto-circuito foi provocado pelo rompimento do cabo de um para-raios. Mas a empresa não sabe ainda o que causou a queda do pararraios.
Segundo Carraro dois projetos devem evitar problemas como esse, classificados como ;significativo; pelo presidente da CEB. Um dos projetos é a usina de Corumbá III, que passa a funcionar a partir de maio, e o outro a transformação da distribuição de energia no DF para o sistema de anéis. Hoje a distribuição é feita em esquema radial. No sistema atual, se uma estação tem problema todo o território a partir dessa estação fica sem fornecimento, o que vai mudar com a divisão por anéis.