postado em 12/03/2009 21:24
A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou, no início da noite desta quinta-feira (12/03), uma nota sobre a queda de um avião EMB-712 monomotor prefixo PT-VFI no estacionamento do shopping Flamboyant, em Goiânia (GO). Nela, confirma que a aeronave foi roubada no Aeroclube de Brasília em Luziânia (GO) - cidade aproximadamente 70 quilômetros distante da capital federal - e informa que o monomotor foi acompanhado em seu trajeto até a capital goiana. Até o momento da colisão, a Aeronáutica tentou contato com o piloto, Kleber Barbosa da Silva sem sucesso, ainda de acordo com o texto.
A FAB informa também que as aeronaves que acompanharam o monomotor foram dois caças: primeiramente um Mirage 2000, e no trajeto final da viagem até Goiânia, um T-27 Tucano. A Força Aérea não informa a que horas teve início o escoltamento nem em que momento foi comunicada sobre o roubo, mas diz que o acompanhamento do avião se deu "durante todo o tempo em que o PT-FVI permaneceu em voo".
A nota é encerrada dizendo que todos os procedimentos adotados durante o voo foram "permanentemente acompanhados" pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim.
O correiobraziliense.com.br apurou que o roubo aconteceu por volta das 16h30 e a queda no Flamboyant, por volta das 18h40. O avião entrou na capital goiana por volta das 18h. Às 18h10, a Empresa de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) interditou o Aeroporto Santa Genoveva para pousos e decolagens. O espaço aéreo na cidade e nas imediações também foi fechado, por ordem da FAB.
Kleber morreu na hora com o impacto do avião, assim como a filha dele, Penélope Barbosa, de cinco anos. Não há registro de outros mortos ou feridos. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Goiás, a aeronave caiu sobre cerca de 20 carros desocupados.
Confira, abaixo, a íntegra da nota da FAB sobre o caso:
Com relação ao roubo da aeronave PT-VFI, pertencente ao aeroclube de Brasília, localizado em Luziânia - GO, e ocorrido na tarde de hoje, 12 de março, o Comando da Aeronáutica (COMAER) presta as seguintes informações:
Ao ser notificado da ocorrência do roubo, o Primeiro Centro Integrado de Defesa e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA I) informou o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) que, por sua vez, ordenou a imediata decolagem de aeronaves em alerta de defesa aérea.
O acompanhamento por caças da FAB aconteceu durante todo o tempo em que o PT-VFI permaneceu em voo, primeiramente, por um MIRAGE 2000 e, posteriormente, por um avião T-27 Tucano.
Por medida de segurança, o COMDABRA determinou a suspensão de pousos e decolagens do aeroporto de Goiânia, a fim de garantir a segurança das aeronaves em geral e, particularmente, para proporcionar as melhores condições de pouso para o PT-VFI.
Até o momento em que a aeronave colidiu com o solo, os órgãos de controle de tráfego aéreo e os pilotos da FAB que acompanharam a aeronave roubada não conseguiram contato-rádio com o piloto do PT-VFI.
Consumado o acidente aeronáutico, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) conduzirá as investigações necessárias a fim de identificar os fatores que contribuíram para a ocorrência.
Todos os procedimentos adotados pelo COMAER, através do COMDABRA, foram permanentemente acompanhadas pelo Exmo. Sr. Ministro da Defesa Dr Nelson Jobim.
Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica