postado em 13/03/2009 18:16
O Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF/DF) entrou nesta semana com denuncia contra uma mulher acusada de contrabandear anabolizantes falsificados, vindos do Paraguai. Maria Vilma Pereira foi presa em novembro de 2007 durante a Operação Cruls, da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Na época, em 15 dias de ação especial a PRF prendeu 111 pessoas, acusadas de diversos crimes, e apreendeu drogas, remédios de uso controlado, produtos falsificados, entre outros.
Maria Vilma foi presa com 87 ampolas, 14 frascos e 19 cápsulas de nove produtos diferentes, todos com usados como anabolizantes, entre eles o Sranazol, remédio de uso animal. O medicamento pode ter sido o responsável pela morte de um rapaz de 22 anos em fevereiro deste ano.
O laudo do Instituto Nacional de Criminalística, que analisou os medicamentos, constatou ainda que parte deles era falsificada e não apresentava os princípios ativos presentes na formulação original dos produtos.
A promotoria vai pedir a condenação da acusada pelos crime de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produtos medicinais. O crime tem pena que pode chegar a 15 anos de reclusão além de multa.
Anabolizantes
Os esteróides anabolizantes são hormônios capazes de aumentar o crescimento muscular. Substâncias químicas derivadas da testosterona, incrementam o metabolismo do organismo e a queima de gordura. Alguns têm a capacidade de aumentar o sistema imunológico e, por isso, são usados no tratamento de pacientes com Aids. O comércio do produto não é proibido, mas apenas algumas farmácias são autorizadas pela Anvisa para a venda no DF. Os produtos só podem ser comprados com receita médica e o uso sem acompanhamento pode levar à morte.
Os mais usados
Nacionais
Deca-Durabolin
É o esteróide mais popular entre os usuários dos medicamentos. As boas propriedades anabólicas garantem ganho de massa muscular. Muito usado em períodos de pré-competição, alguns atletas tendem a reter líquido com a droga. O uso é injetável.
Durateston
A substância injetável, oral ou sublingual é o resultado da combinação de quatro compostos de testosterona. A droga gera aumento de força e ganho de peso. Não é recomendada para mulheres em razão do alto teor androgênico (desenvolvimento de características masculinas).
Hemogenin
O esteróide é considerado o medicamento oral mais forte do mercado. O poder anabólico é alto e o seu uso não pode ser prolongado. O fígado é o órgão mais atingido pelo medicamento, não utilizado em fase de pré-competição. Mulheres não devem consumi-lo por causa do alto índice androgênico.
Deposteron
A droga injetável é apontada como a maior causa de ginecomastia (desenvolvimento excessivo da glândula mamária do homem). De alto poder androgênico e anabólico, a droga pode causar elevação da pressão arterial. O medicamento é conhecido por atrofiar os testículos com mais rapidez.
Importados
Winstrol
Distribuído na versão oral e injetável, o medicamento é pouco androgênico e bastante anabólico. Pode ocasionar problemas ao fígado. O esteróide é mais procurado por atletas em busca de definição muscular. Mulheres que usam o Winstrol têm a tendência de ganhar traços masculinos.
Primobolan
O anabolizante é o mais usado para períodos de pré-competição por produzir densidade muscular em dieta para perda de gordura e líquido. Favorito das mulheres pelo baixo índice androgênico, o Primobolan pode ser administrado via oral ou por meio injetável.