postado em 14/03/2009 19:02
Um ultraleve, prefixo PU-TTZ, fez um pouso forçado no fim da tarde deste sábado (14/3) no gramado da sede administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia, no Setor de Mansões Dom Bosco (SMDB). No ultraleve estavam o piloto, Lucas Zanello, de 47 anos, e o passageiro Francisco Aguiar Carneiro, de 44. Nenhum dos dois se feriu. A área é bem próxima ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck.
O piloto informou às autoridades policiais presentes no local que decolou da Associação dos Pilotos de Ultraleve de Brasília (Apub), uma área que fica atrás do autódromo de Brasília, para um voo panorâmico. Quando ele percebeu que o motor estava com problemas resolveu fazer o pouso de emergência. Segundo o presidente da Apub, Jarbas Mamede, o procedimento feito pelo piloto é comum e foi bem sucedido.
Apesar de a Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros terem comparecido ao local, como não houve feridos, a perícia da Polícia Civil não foi solicitada. Em lugar de agentes treinados, mecânicos da Apub desmontaram a aeronave, que foi retirada do local em carro particular, por volta das 20h.
Um morador da quadra 2 do condomínio Solar Brasília, no SMDB, em frente ao local do pouso, estava no quintal de casa quando o ultraleve passou voando muito baixo. "Neste momento ele ainda estava voando bem. Logo em seguida, percebi que ele começou a acelerar mais forte e ouvi barulhos estranhos. Minutos depois, um estrondo", disse Fernando Costa, de 35 anos. Ele conta também que ficou muito preocupado e teve medo que ultraleve caísse na casa dele.
Mamede disse que ainda não houve tempo de verificar qual a razão exata do pouso de emergência, mas tudo indica que o problema tenha sido mesmo no motor. Os policiais informaram que tudo correu bem no pouso, mas por causa de uma depressão no terreno a asa direita do ultraleve quebrou. Como o tanque de combustível é dividido pelas duas asas a área havia sido interditada para evitar algum acidente, como um incêndio.
De acordo com autoridades policiais, a documentação do piloto e da aeronave estava em dia.