postado em 19/03/2009 11:08
Foram apreendidos 11 veículos ; um ônibus e 10 carros de passeio em blitz para combate de transporte pirata na manhã desta quinta-feira (19/3). Agentes do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) e da Polícia Rodoviária estiveram na BR-040, na divisa do DF com Goiás, entre 6h e 8h.
Segundo o gerente de fiscalização do DFTrans, Pedro Jorge Brasial, todos veículos foram levados por guinchos ao depósito do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). ;Eles só poderão ser retirados após pagamento da multa, que varia de R$ 2 mil a R$ 5;. O responsável pela operação conta que, a maioria dos condutores paga o valor mais alto por conta da reincidência. ;São sempre as mesmas pessoas que fazem transporte;. O pagamento só pode ser efetuado com dinheiro, à vista, e é efetivado depois de 72h, quando o motorista poderá buscar o carro.
De acordo com a Secretaria de Transporte, nesses três primeiros meses de 2009, foram apreendidos 203 veículos que transportavam passageiros de forma ilegal. 107 flagrantes do delito aconteceram em janeiro, 75 em fevereiro e 21 nos 19 primeiros dias de março. Destes, 179 eram carros de passeio, 20 ônibus, três micro-ônibus e uma van.
Fiscalizações
De acordo com a Secretaria de Transporte, 1.410 veículos foram apreendidos desde o início deste ano. As principais notificações foram por excesso de passageiros, pirataria e falta de equipamentos obrigatórios ; pneus carecas, problemas elétricos, extintor de incêndio vazio ou vencido, estofado solto, entre outros.