postado em 19/03/2009 16:59
Após um investimento de R$ 2,3 milhões, o Centro de Saúde nº 05 já está funcionando no Arapoanga, em Planaltina. No entanto, o horário de funcionamento será apenas até as 17h, pois o quadro de funcionários ainda não está completo. Segundo o governador José Roberto Arruda, muitos médicos que passaram no concurso não quiseram assinar contrato para trabalhar.
De acordo com o secretário de Saúde, Augusto Carvalho, dos 2,4 mil profissionais de saúde convocados recentemente pelo GDF, 890 desistiram de assumir os cargos. Em relação aos médicos do Programa de Saúde da Família, dos 80 chamados, só 18 assinaram os contratos e estão trabalhando.
Até a chegada dos novos médicos, os usuários do Centro de Saúde n° 5 serão atendidos por profissionais remanejados do Hospital Regional de Planaltina, sem afetar o funcionamento da unidade.
A ideia é que, quando normalizada a situação, o Centro funcione até às 22h nos dias de semana. Já nos fins de semana o atendimento será 24h em casos de emergência. O Centro de Saúde do Arapoanga prestará atendimento domiciliar e ambulatorial nas especialidades de clínica médica, pediatria e ginecologia, além de vacinação, curativos e medicação.