postado em 19/03/2009 21:54
Os cerca de 400 manifestantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Distrito Federal e Entorno (Fetraf), que desde a manhã desta quinta-feira (19/03) ocupam a o edifício-sede do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra), no Setor Bancário Norte em Brasília, aceitaram proposta do ouvidor agrário nacional, Gercino José da Silva, e devem desocupar o imóvel até as 6h da manhã desta terça-feira (20/03). A retirada será feita sob a condição de que representantes da Fetraf serão recebidos na sexta-feira da próxima semana por diretores do Incra e terão suas reivindicações ouvidas.
Chamado mais cedo para mediar o impasse, Gercino da Silva, chefe da ouvidoria do Ministério do Desenvolvimento Agrário conversou com os manifestantes, que se recusavam a deixar o prédio do Incra mesmo após da emissão de um mandado de reintegração de posse obtido pelo órgão e que previa desocupação até às 20h24 de hoje.
Os manifestantes chegaram a dizer que não conversariam mais com o Incra e que queriam uma audiência com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, ou com outro representante do Palácio do Planalto. Com a intervenção do ouvidor nacional, no entanto, o grupo cedeu.
"Um acordo é sempre bom. Nós conseguimos que eles desocupem o prédio e eles vão conseguir o que queriam, que é ser ouvido", declarou Silva após falar com integrantes da Fetraf.