postado em 20/03/2009 08:32
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) começou a preparar o terreno para a construção de uma via expressa na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). A estrada vai contar com quatro faixas em cada um dos sentidos ; Plano Piloto-Taguatinga e Taguatinga-Plano Piloto ;, uma delas reservada para ônibus. Ao lado da pista principal, serão construídas duas vias marginais ; com duas faixas cada ; para aumentar a capacidade viária. As obras, financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), estão orçadas em R$ 190 milhões e preveem a construção de cinco viadutos e de uma ciclovia entre Taguatinga e o Plano Piloto.
O DER já começou a limpar a rodovia, para agilizar o trabalho da empresa que será responsável por tocar a obra a partir de abril. ;Estamos fazendo o desmatamento e a desocupação da faixa de domínio;, explica o diretor-geral do órgão, Luiz Carlos Tanezini. Durante a limpeza, foram retirados quiosques, igrejas e até um colégio, no Guará. Todos invadiam a área da rodovia, a exemplo dos vendedores de cofres e bandeiras que utilizam o canteiro. Todos os comerciantes que se valem da área da rodovia, desde o cruzamento da EPTG com a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) até Taguatinga, terão que rever seus pontos.
A homologação da empresa responsável pela obra deve acontecer no próximo dia 24 (terça-feira) e os trabalhos começam pela construção das vias marginais. É por elas que os carros vão circular enquanto o DER estiver construindo os viadutos ao longo da via. Ao final das obras, essas vias vão ligar as cidades que margeiam a estrada. Além do viaduto Israel Pinheiro, inaugurado no ano passado, estão previstas uma reforma no viaduto de acesso ao Guará e a construção de outros três ; um na altura no Jóquei, um na primeira entrada de Águas Claras e outro no Setor de Indústria e Abstecimento (SIA).
;A EPTG já está com a capacidade de tráfico esgotada;, avalia Tanezini. ;Essa obra acaba com os engarrafamentos por, pelo menos, 20 anos;, arrisca. A tentativa de desafogar o trânsito dos cerca de 140 mil veículos que circulam diariamente pela EPTG também deve diminuir o número de acidentes na estrada. ;Sem retornos ou cruzamentos, a pista fica muito mais segura;, destaca Tanezini. Por enquanto, o DER improvisa para deixar o trânsito fluir. ;Fizemos um pequeno retorno no SIA, para melhorar a circulação;, conta o diretor-geral.
Corredor exclusivo
A reforma da EPTG prevê um corredor exclusivo para ônibus. A ideia faz parte do Programa Brasília Integrada, que visa melhorar o sistema de transporte público da cidade. ;Esses corredores para ônibus são a alma do Brasília Integrada;, diz o secretário de Transportes do DF, Alberto Fraga. ;Com eles, os problemas de trânsito na via vão diminuir consideravelmente;, afirma. O trecho da EPTG entre o Setor Lucio Costa e o SIA é um dos mais problemáticos no trânsito de Brasília, com registros de congestionamentos constantes.