postado em 21/03/2009 11:56
No Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado neste sábado (21/03), portadores da deficiência genética fizeram uma manifestação pela conscientização e fim da discriminação dos downs no Parque da Cidade. Com o tema Caminhada Trissomia Cromossomo 21 - Inclusão para Autonomia, o grupo marchou sob a coordenação da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, que realiza eventos hoje em estados de todo o país.
O Dia da Síndrome de Down foi criado pela Down Syndrome International, e coincide com a data em que foi descoberto que uma alteração no cromossomo 21 era a responsável pela doença. Segundo resultados do senso 2000 do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 300 mil pessoas nasceram com a síndrome no Brasil.
O governador do DF, José Roberto Arruda, que estava no Parque da Cidade para a abertura da Semana da Água - em comemoração ao Dia Mundial da água, que será celebrado neste domingo (22/03) - encontrou-se com os participantes da caminhada e falou sobre o tema. "É um momento importante para a reflexão sobre a inclusão dessas pessoas e para a sociedade derrubar tabus", declarou o Arruda, que cumprimentou o menino Lúcio Piantino, 13, portador de síndrome de down.